Estoque baixo

Hemope e HRA convocam doadores para repor estoque de sangue

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/05/2016 às 11:48

A Fundação Hemope e o Hospital Regional do Agreste (HRA) estão convocando a população de Caruaru para ajudar a repor o estoque de sangue, que está praticamente zerado no hemocentro da cidade. A falta de estoque pode prejudicar a realização de cirurgias em hospitais.

A situação é grave. As doenças relacionadas ao Aedes aegypti afetaram, consideravelmente, o nosso estoque. O número de doações em fevereiro e março sofreu uma queda de aproximadamente 30% em relação ao último mês de novembro, explica a médica Anna Fausta, diretora de Hemoterapia do Hemope.

Ainda de acordo com diretora, caso o estoque não seja equacionado, é muito provável que a dispensação de sangue para as cirurgias eletivas dos grandes hospitais de Caruaru sejam canceladas. Por isso estamos fazendo este apelo aos doadores, para que eles compareçam ao Hemope e façam suas doações, ressaltou Anna Fausta.

Vale lembrar que para doar sangue, o interessado precisa ter entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos e estar com documento de identificação com foto. Menor de idade deve ter autorização do responsável legal e a presença do pai ou da mãe durante o tempo da doação. O Hemope funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados para receber os doadores.