Regularização

Audiência discute trabalho em lavanderias no Polo de Confecções

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/05/2016 às 10:24

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25) uma audiência coletiva para debater a situação do trabalho nas lavanderias no Polo de Confecções do Agreste. O evento será realizado em Caruaru e 120 empresas foram notificadas.

Na terça-feira (24), das 14h às 17h, o MPT se reúne com empresários de lavanderias de Toritama e de Santa Cruz do Capibaribe, na sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE),  no Maurício de Nassau.  Já na quarta (25), no mesmo horário, é a vez da audiência com as empresas de Caruaru e Riacho das Almas, no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), localizado no Bairro São Francisco.

De acordo com o procurador do Trabalho, José Adilson Pereira da Costa, as audiências têm o objetivo de esclarecer aos empresários, contadores e associações ligadas às lavanderias questões relacionadas à legislação protetiva ao trabalhador. Temas como saúde e segurança, anotação em carteira, pagamento de salário, férias e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estão na pauta.

Foram convidados a participar das audiências coletivas representantes da Justiça do Trabalho, Promotoria de Justiça de Toritama, Sindicato da Indústria Têxtil de Pernambuco (Sinditêxtil), Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest-PE) e das Associações Comercial de Toritama e de Lavanderias de diversos municípios da região.