Frio

Às vésperas do FIG, Garanhuns já registra 17º de temperatura

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/06/2016 às 9:20

Clima frio é causado pela altitude em que o município está localizado
Foto:Mário Mélo/cortesia
O clima frio tomou conta da cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O município está nos preparativos para realizar mais uma edição de Festival de Inverno (FIG). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade deve registrar nesta terça-feira (28) a temperatura mínima de 17º. A máxima não deve passar dos 25º.

Para a Apac, esta temperatura baixa está dentro da expectativa para o período. Durante o mês de junho, registramos a média de cerca de 17º e máxima de 26º. A menor temperatura foi registrada n dia 13, quando fez 16º. Já a maior foi no dia 1º, com 29º, afirma Fabiano Prestrelo, meteorologista da Apac.

Ainda segundo Prestelo, o frio de Garanhuns tem relação direta com a altitude em que o município está situada. Recife está quatro metros acima do nível do mar, já Garanhuns está a mais de 800 metros acima . Essa altitude é o principal fator na formação do clima no município, atípico para o interior de Pernambuco, detalha.

O meteorologista afirmou ainda que deve chover durante esta terça-feira no município. As chuvas tem ficar abaixo da média histórica de 127 milímetros. Até a última sexta-feira tinha chovido apenas 59 milímetros, ou seja, 48% do esperado para o mês. A falta de chuvas é uma tendência de toda a região.