Frio

Altitude faz temperaturas despencarem em cidades de Pernambuco

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/07/2016 às 14:00
NOTÍCIA
Leitura:

Triunfo tem média de 14,8º no mês de julho, segundo a Apac
Foto: Arquivo
Conhecidas pelo frio nessa época do ano, as cidades de Garanhuns, no Agreste, e Triunfo, no Sertão, registram as menores temperaturas de Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). O monitoramento dos últimos 30 anos aponta para um mês de julho com média de 16ºC em Garanhuns e 14,8ºC em Triunfo.

De acordo com Roni Guedes, meteorologista da Apac, a queda nas temperaturas está ligada à estação do ano e à altitude. Quanto mais alta a cidade for, mais frio fará durante à noite. Essa é uma causa direta das temperaturas registradas no Agreste Meridional . Existem anos mais quentes, mas, em geral, nos últimos 30 anos, ficamos com números abaixo dos 16º nas duas cidades, explica.

Garanhuns registrou 15,5º no dia 30 de junho
Foto: Mário Mélo/Cortesia
Segundo a Apac, a cidade de Triunfo está localizada a 1.010 metros acima do nível do mar, já Garanhuns está a 890 metros. Temos a cidade de Brejão, que fica na mesma região, que registra temperaturas tão baixas quanto as outras. Esse ano, a menor na cidade foi 17,5ºC. Outra cidade que registrou uma temperatura muito baixa foi Caruaru, chegando a fazer 15ºC no dia 18 de junho. A capital do Agreste está a 550 metros acima do nível do mar, comenta.

Outras cidades com registros de baixas temperaturas são Gravatá, Taquaritinga do Norte e Surubim. A média histórica é sempre menor do que o resto do Estado, por causa da altitude. Temos tido anos muitos secos, mas mesmo assim, permanecemos registrando temperaturas baixas. Se compararamos qualquer uma dessas cidades com Recife, em qualquer dia do ano, teremos sempre menores temperaturas no interior, visto que Recife está a 4 metros do nível do mar.

FESTIVAIS  
Garanhuns irá realizar mais uma edição do FIG. A festa será de 21 a 30 deste mês e homenageará o percussionista Naná Vasconcelos, que morreu este ano. A programação completa do evento deve ser divulgada dia 10. Entre as atrações confirmadas, está o cantor Alceu Valença que fará show na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Já a cidade de Triunfo sedia há vários anos o Circuito do Frio. Ainda não há data oficial para realização do evento, que ocorreu em agosto nos anos anteriores, em 2016. A festa inclui palestras, oficinas e shows gratuitos.

Mais Lidas