Kapnós

Operação prende quadrilha de falsificação de cigarros em 5 estados

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/07/2016 às 8:09

Parte dos cigarros foi apreendida em Caruaru, no Agreste
Foto: Divulgação/PRF.
Integrantes de duas quadrilhas que compravam cigarros falsificados e distribuíam em pelo menos sete estados do Nordeste foram presos nessa quinta-feira (6.), em diversas cidades de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. As ações fazem parte da Operação Kapnós, do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). A coordenação operacional das atividades ficou por conta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Cigarros eram falsificados com marcas do Paraguai
Foto: Divulgação/PRF.
Foram cumpridos 14 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Para o cumprimento das medidas cautelares, 100 agentes da PRF e 45 homens das Polícias Civil e Militar de Alagoas foram acionados. A operação está recolhendo centenas de caixas de cigarros falsificados, além de veículos de luxo, lanchas e jet-skis. Todos esses bens teriam sido comprados e colocados no nome de laranjas com o intuito de lavar o dinheiro adquirido com o comércio ilegal de cigarros.

Os presos da operação foram levados para a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), localizada no bairro da Santa Amélia, em Maceió. Já o material apreendido será encaminhado para a Academia de Polícia Militar de Alagoas, no Trapiche da Barra, também em Maceió.

ESQUEMA - De acordo com os levantamentos que vinham sendo realizados há quatro meses, as quadrilhas presas eram especializadas em comercializar cigarros falsificados, produzidos no Brasil, mas com selos de marcas paraguaias bem aceitas no mercado nacional. Segundo as informações coletadas, os revendedores compravam os produtos de fábricas clandestinas, localizadas, em sua maioria, na região Sul do país, e distribuíam para diversos centros de comércio no Nordeste.