Crise hídrica

Confira calendário de abastecimento para julho e agosto em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/07/2016 às 9:01

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou nessa quarta-feira (20) o novo calendário de abastecimento de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O novo rodízio de 4 dias com água e 12 sem começa a partir do dia 28 deste mês. O calendário divulgado é válido para os meses de julho e agosto.

Ainda segundo a Compesa, a cidade será dividida em quatro setores, com o Monte Bom Jesus com abastecimento separado. O fornecimento de água pode variar de um a quatro dias dentro do calendário divulgado. Esperávamos chuva na quadra de Abril a julho, mas não ocorreu. Estamos tomando essas medidas para evitar a escassez total do líquido, explicou o diretor regional do Interior, Marconi Azevedo.

Confira o calendário de abastecimento de Caruaru

Ações realizadas - Para garantir o abastecimento de Caruaru, com águas do Sistema Prata/Camevô, a Compesa realizou uma inversão do sistema de distribuição que antes era feita pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Petrópolis. Com as intervenções, a distribuição passou a ser feita também pela ETA-Salgado. Com isso, foi necessário implantar na cidade um calendário de abastecimento com rodízio de 4x8 (4 com água, 8 sem).Uma obra também foi realizada na Barragem de Jucazinho para otimizar a captação de água do manancial. Os investimentos realizados somam R$ 1 milhão.

Com as adequações, e Jucazinho chegando ao colapso em outubro, a partir de então, algumas cidades passarão a ser abastecidas por carros-pipa. Houve uma redução gradativa das vazões de captação que, em condições normais, eram de 1.200 litros por segundo e, face à estiagem, atualmente é de apenas 170 litros por segundo. Outras ações no valor de R$ 110 mil serão realizadas nas Estações de Tratamento de Água de Caruaru para aumentar a performance do sistema diante das mudanças no calendário de abastecimento para a cidade de Caruaru.