Festa

19ª Corrida da Galinha segue até o domingo em São Bento do Una

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/08/2016 às 11:23

Competições da Corrida da Galinha são feitas em uma pista de circuito fechado, o Galinhódromo
Foto: divulgação/Corrida da Galinha
A 19ª Corrida da Galinha vai até o domingo (7) no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O evento, que começou na última segunda (1º), conta com as competições, shows, atividades culturais, feira de avicultura, entre outros.

A expectativa da organização é receber 200 mil pessoas durante os sete dias da Corrida. Este ano, o tema da festa é "No galinhódromo, somos todos Olim...piadas", em homenagem aos jogos que serão realizados este mês. O evento gera 2.500 empregos, diretos e indiretos.

As competições da Corrida da Galinha são feitas em uma pista de circuito fechado, o "Galinhódromo", em uma arena com capacidade para 5 mil pessoas. A corrida é como uma paródia da Fórmula 1 e por isso apresenta ícones do circuito automobilístico, como prêmios para os três primeiros e últimos lugares.

A estrutura tem ainda um espaço chamado "Pinto Stop" e uma torre de comando, onde é feita a transmissão da corrida, por "Galão Bueno". As brincadeiras têm diversas categorias, entre elas competição de quem come mais rápido, concurso de fantasia e imitações, entre outros. As inscrições para participar são gratuitas e feitas no local.



Além disso, também haverá um Polo de Artesanato com mais de 15 barracas voltadas para a venda e exposição de produtos da região, e o Polo Gastronômico, com barracas de comidas feitas com galinha e derivados. Já o Ninho do Conhecimento é uma ação realizada pela Secretaria de Educação, dentro do Galinhódromo, com provas e brincadeiras para alunos dos colégios locais. O evento ainda conta com parque de diversões.

O palco principal do evento receberá shows gratuitos de Gabriel Diniz, Saia Rodada, Fulô de Mandacaru e Asas da América. Quem quiser também pode comprar o camarote "Planeta Galo", que terá apresentações de Dorgival Dantas, Vum Bora e Luan Estilizado. O ingresso para os três dias (sexta, sábado e domingo) custa R$ 120. Também haverá animação no Terreito Cultural, com artistas da região.

A 19ª edição do evento tem como novidade a 1ª Feira de Avicultura, até o sábado (6), que traz na programação simpósios e exposições relacionados aos "Desafios dos Criadores de Aves e as Soluções para Melhorar a Produção". Um dos destaques da feira será o simpósio sobre Coturnicultura do Nordeste, que aborda as etapas e particularidades da criação de cordornas, no último dia da feira (sábado), das 8h30 às 16h.
 
A Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e do Samu estarão monitorando o evento, que é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria de Cultura e Esportes. 

A corrida foi criada em 1992 pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença e amigos, inspirada na fama de São Bento do Una como um dos principais municípios produtores de ovos e frangos do Nordeste. Atualmente, são produzidos na cidade mais de 6 milhões de ovos por dia e mais de 60 mil quilos de frango para abate por semana.