Música

Teatro do Sesc Caruaru recebe apresentações gratuitas de viola

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/08/2016 às 15:45

Fernando Deghi e Marcus Ferrer participam da última noite do evento, no domingo
Foto: divulgação/Sesc
O Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebe desta quinta-feira (4) até o domingo (7) apresentações gratuitas de viola. O evento faz parte do projeto nacional Sonora Brasil, de difusão de expressões musicais que participaram do desenvolvimento do País. No total, serão quatro grupos, com shows sempre a partir das 20h.

Os músicos Sidney Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro, do grupo Violas Singulares, subirão ao palco na primeira noite (quinta-feira, 4), com os convidados Rogério Meneses e Raimundo Caetano. Eles apresentam ritmos tradicionais do cerrado, além do fandango, (norte do Paraná e sul de São Paulo), e o cururu e o siriri (Mato Grosso).

Na sexta (5), apresentam-se os paulistas Paulo Freire e Levi Ramiro, do Violas Caipiras, que recebem Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira. Os ritmos do repertório serão o caipira e o sertanejo. No sábado (6), o grupo será o Violas no Nordeste, com Antônio Madureira, Ivanildo Vilanova e Cássio Nobre. O trio recebe os convidados Luciano Leonel e João Lídio e mostrará variações usadas pelos repentistas, além da machete (Recôncavo Baiano).

A última noite, no domingo (7), será comandada por Fernando Deghi e Marcus Ferrer, do Violas em Concerto. A dupla apresenta canções que remontam o período colonial brasileiro, em que a viola se dividia entre a Europa e o Brasil, e as músicas dos dias atuais. Os convidados são Keiller Almeida e Sandro Guimarães.

Confira a programação:

Quinta-feira (4) Violas Singulares/Rogério Meneses e Raimundo Caetano
Sexta-feira (5) Violas Caipiras/Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira
Sábado (6) Violas no Nordeste/Luciano Leonel e João Lídio
Domingo (7) Violas em Concerto/Keiller Almeida e Sandro Guimarães