Tradição

Conheça a história da Corrida da Galinha, de São Bento do Una

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/08/2016 às 10:58
NOTÍCIA
Leitura:

Corrida da Galinha é um dos eventos tradicionais de São Bento do Una
Foto: divulgação
A Corrida da Galinha já se tornou uma festa tradicional em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O evento, cuja 19ª edição vai até este domingo (7), surgiu em 1992 no município, a 208 quilômetros do Recife.

Os fundadores são os irmãos Marcos e Marcelo Valença, que junto com amigos começaram a brincadeira. "Somos filhos de avicultor [criador de aves] e temos uma empresa de festas, então conhecemos algumas festas populares e resolvemos criar a Corrida da Galinha para chamar a atenção do povo para a cidade", conta Marcelo Valença.

Na época em que o evento começou, era "acanhado", nas palavras de Valença, mais aos poucos foi crescendo até tomar grandes proporções. "A gente não sabia nem como era que galinha corria", brinca o fundador. A técnica, segundo ele, é espantar o bicho batendo palmas, por exemplo. "Cada um tem sua manha", diz.

Festa tem atividades para todas as faixas etárias
Foto: divulgação
Ao longo dos anos, equipes foram sendo formadas, nos moldes da Fórmula 1, para competir. Alguns chegam a treinar durante o ano inteiro para a corrida, com circuitos parecidos em suas granjas. Mas até quem não tem galinha pode participar. É que o evento conta com o serviço "Rent a Chicken", em que o corredor pode alugar uma galinha, pelo valor de R$ 1.

A regra para a corrida é não encostar na galinha. Na sexta e no sábado, os competidores fazem o circuito com seus bichos. Os dez mais rápidos participam da competição principal, no domingo. Os quatro últimos competem na final do Galinhódromo.

O grande vencedor nas duas categorias (galo e galinha) recebe a medalha de ouro, um "milhão" (milho gigante) e R$ 1,5 mil. O segundo e o terceiro recebem medalhas de prata e de bronze, além de prêmios menores.


"Torna-se ali um picadeiro de circo, com animadores fazendo brincadeiras. Tem o Canto do Galo, para você imitar o bicho. Coma o seu frango, para ver quem come mais, Engula o Ovo, Arremesso de Ovo, Ovo ao alvo..." , explica Valença.


Mais Lidas