Tecnologia

Belo Jardim lança aplicativo para controlar a segurança pública

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/08/2016 às 18:00

Objetivo do aplicativo é deixar o município de Belo Jardim mais seguro
Foto: divulgação/Mooh Tech
O município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, lançou nesta segunda-feira (8) o aplicativo "Sempre Alerta", com o objetivo de controlar a segurança pública. A ferramenta desenvolvida pela empresa Mooh Tech foi inspirada nos grupos de WhatsApp utilizados para precaver moradores de assaltos e outros tipos de crimes nas cidades.

"Esses grupos são pouco eficientes, porque os cidadãos não os utilizam para falar exclusivamente sobre as ocorrências. Isso faz com que a comunicação perca o foco", afirmou o idealizador do programa e prefeito da cidade, João Mendonça. 

A localização é feita através do GPS do aparelho e o alerta pode ser realizado por mensagens de texto, imagens ou vídeo. A central recebe a mensagem automaticamente e repassa para as unidades destacadas para verificação da ocorrência.



O aplicativo começa a funcionar nesta terça (9) e pode ser baixado nos smartphones. O usuário seleciona o "QTC", um tipo de Chat 190 para entrar em contato com a polícia de Belo Jardim.

Após a fase de testes, o aplicativo deve ganhar novas atualizações, como o Alerta Mulher e o Encontre o Celular, que estão em processo de integração junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Defesa Social (SDS), Coordenação da Polícia Científica (Ciods), órgãos de trânsito, entre outros.

"Queremos levar a inovação para outras cidades de Pernambuco e formar o maior número de cidades inteligentes possíveis. Queremos, também, fazer do Estado referência nacional", afirma o sócio da Mooh Tech Everton Cruz.