Justiça

Suspeitos da Operação Pulverização são presos em Belém de Maria

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/08/2016 às 16:34

Vereadores e funcionários da prefeitura foram presos durante a Operação Pulverização
Foto: Arquivo/TV Jornal
Dois suspeitos de integrar um esquema de fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, entre outros crimes envolvendo o patrimônio público municipal de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco, se apresentaram à Justiça do município nessa segunda-feira (15).

De acordo com o promotor de Justiça Frederico Guilherme Magalhães, a presidente da Comissão de Licitação do município e um funcionário da prefeitura foram presos. A mulher será levada para a Colônia Penal Feminina do Recife. Ele, ao Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares.

O ex-prefeito de Belém de Maria Valdeci José da Silva e o ex-secretário de Educação e Cultura seguem foragidos.

Operação Pulverização

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em fevereiro deste ano.

Na época, foram expedidos mandados de prisão contra o então prefeito, vereadores e funcionários públicos locais. O MPPE estima que R$ 9 milhões foram desviados do município.

Ainda segundo o MPPE, o esquema consistia em lavagem de dinheiro através de pagamentos fraudulentos, superfaturados e sem licitação de empresas fantasmas que supostamente realizavam serviços para a prefeitura. Porém, os serviços não foram executados.