Candidato

Rivaldo Soares diz que quer colocar Caruaru entre as melhores do País

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/08/2016 às 12:05

Rivaldo Soares foi entrevistado pelos jornalistas Izabela Barbosa e Iran Carvalho
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O candidato a prefeito de Caruaru Rivaldo Soares (PHS) foi entrevistado nesta quarta-feira (17) na Rádio Jornal Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pelos jornalistas Izabela Barbosa e Iran Carvalho. Durante a entrevista, Soares falou que é oposição aos quatro candidatos principais ao executivo municipal e citou trechos de um livro de sua autoria (escrito em 2003) detalhando projetos para a cidade.

Quando perguntado por que quer ser prefeito de Caruaru, Rivaldo respondeu que quer colocar a cidade entre as melhores do País. "Primeiro, para acabar com as injustiças, esse é o meu lema. Dar à população o direito de sonhar com uma vida melhor", afirmou. Soares não poupou críticas ao atual prefeito do município, José Queiroz, e ao seu vice-prefeito e candidato ao executivo municipal, Jorge Gomes (PSB), atribuindo a falas dos dois palavras como "mentira", "asneira" e "balela".

Veja alguma das propostas apresentadas pelo candidato na Rádio Jornal:

Feira da Sulanca

Rivaldo Soares diz que é o único dos sete candidatos que defende a permanência da Feira da Sulanca no Parque 18 de Maio. De acordo com ele, já existe um projeto para melhorar o espaço, que inclui a construção de uma obra viária. "Nós precisamos construir a Avenida Perimetral do Rio Ipojuca, que vai fazer com que a feira se fortaleça em diversas áreas", defendeu. A via iria do Alto do Moura até a Cohab III e haveria um projeto de revitalização e reflorestamento do rio. 

O projeto também inclui cobrir toda a feira, fazer primeiro andar e mezanino nos boxes, colocar 12 portões de entrada com seguranças, entre outras intervenções. A execução seria a partir de uma parceria público-privada e com investimentos dos governos federal e estadual. Um conselho de feirantes seria criado para discutir a aplicação de dinheiro na região. "Vamos trazer os compradores de volta para Caruaru", garante. Neste momento da entrevista, ele valorizou a parceria com a candidata a vice Cida Assunção, que é sulanqueira.

Zona rural

O candidato disse que tem um projeto chamado "Cabra Leiteira" e um centro de melhoramento genético. De acordo com ele, como o bode é resistente à seca, ele será utilizado para criar um banco de leite para as famílias. "Cada morador identificado pela prefeitura que tem uma família grande, que precisa sustentar a família, nós vamos dar uma cabrita já prenha e ele vai devolver a fêmea que nascer, para ser dada a outras pessoas", explicou. O projeto deve seguir por quatro anos, criando uma bacia de leite, carne e pele de cabra e bode. 

Soares apresentou também o projeto do Polo Gastronômico do Rafael. De acordo com ele, o bairro é passagem para quem vai para Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, norte do Brasil, entre outros. Na área já existem barracas de frutas e carnes, e a ideia é calçar e pavimentar o local para que restaurantes se instalem no local e ajudem na geração de empregos.

Emprego

Soares afirmou que a proposta é atrair indústrias para Caruaru, para que estimule a geração de emprego. Disse ainda que a crise econômica do Brasil não seria culpada pelo desemprego em Caruaru. "Nós vamos colocar um escritório de Caruaru na cidade de São Paulo, a maior cidade industrializada do País", afirmou.

Abastecimento de água

"Nós temos uma ideia de municipalizar a Compesa. Estive em São José do Rio Preto e lá a água é municipalizada. Nós pagamos esgoto e esse dinheiro vai embora de Caruaru. Imagine se a prefeitura fica com esse dinheiro para investir no saneamento básico. Com isso a gente vai gerar água, fazer poços artesianos na cidade e na zona rural para acabar com a seca definitivamente. A gente não pode ficar numa política do carro-pipa de novo", disse.

Segurança

A ideia de Rivaldo Soares contribuir na segurança pública com a Guarda Municipal armada. Desta forma, os agentes seriam respeitados, segundo ele. O candidato defende ainda a separação da autarquia de trânsito (Destra) da guarda municipal. Com a mudança, os guardas ajudariam inclusive nas investigações da Polícia Civil, já que teoricamente residem na cidade e conhecem os bairros.

Educação

O candidato afirmou que é defensor da educação profissionalizante e que vai construir mais creches na cidade. "Em 2008, eu disse que se fosse eleito prefeito construiria 20 novas creches", afirmou. Soares aproveitou para criticar novamente a atual gestão, que construiu quatro delas.

Impostos

Rivaldo Soares falou sobre o projeto "IPTU Verde", a partir do qual os moradores que plantam árvores, cuidam de jardins ou adotam praças recebem descontos no imposto.

Saúde

Rivaldo disse que Caruaru atualmente tem 67 USFs, quando deveria ter 106. Caso seja eleito, ele pretende construir mais unidades com o apoio financeiro do governo federal.

Série de entrevistas

Rivaldo Soares foi o segundo candidato entrevistado no programa Super Manhã, da Rádio Jornal de Caruaru. Nesta semana e na próxima, serão entrevistados, na seguinte ordem: Erick Lessa (PR) (18/08), Raquel Lyra (PSDB) (19/08), Jefferson Abraão (PCB) (22/08), Tony Gel (PMDB) (23/08) e Eduardo Guerra (Psol) (24/09).