Câmara dos Deputados

Estudante de Caruaru vai atuar como deputada jovem em Brasília

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/08/2016 às 12:15

Estudante contou com o apoio do professor de história Mázio Miguel para elaborar proposta
Foto: divulgação
Uma estudante de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília (DF). Realizado pela Câmara dos Deputados, o programa tem como objetivo possibilitar aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares uma jornada no parlamento brasileiro. Lá, os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Cláudia Bernadete de Souza Lira, 16 anos, estuda no Colégio Diocesano e é a única representante da cidade a participar este ano. Outros três alunos de Pernambuco (dois do Recife e um de Itambé) foram escolhidos; o número de vagas para cada Estado segue a mesma proporção do número de deputados federais. No total, 78 estudantes brasileiros irão participar.

Para se inscrever, é necessário elaborar um projeto de lei. A ideia de Cláudia, que pretende cursar faculdade de medicina, é incluir um novo inciso à lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, propondo que o médico graduado ou instituição privada de saúde que opte em disponibilizar 12 horas de trabalho semanal para atendimento gratuito a pessoas de baixa renda tenha redução no imposto de renda.

Desde 2004, 924 jovens participaram em todo o País
Foto: divulgação/PJB
A estudante propõe que médicos que prestem serviço nas capitais tenham desconto de 15% no imposto de renda. Os que prestassem serviço no interior, teriam redução de 17%. Já as instituições privadas de saúde teriam 5% descontados.

O PJB deste ano será realizado de 26 a 30 de setembro. Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição do evento, 924 jovens participaram em todo o País.