A coligação "Caruaru Cada vez Melhor", que tem como candidato a prefeito Jorge Gomes (PSB), ficou com o maior tempo de rádio e televisão na propaganda eleitoral de 2016. PSB, PDT, PCdoB, PT, PTC, PRP e PP terão 3min11s por dia para apresentar propostas para a cidade.
Em segundo ficou "A Força do Povo", de Tony Gel (PMDB), com 2min37s. A coligação é formada por PMDB, PV, PSDC, PPS, SDD, PMB e PSD.
Logo em seguida ficou a "Juntos por Caruaru", da candidata Raquel Lyra (PSDB), com 2min35s. PSDB, PTB, PSL, PTN, DEM, PRTB, PMN, PEN, PTdoB, PRB, PROS e Rede* formam o maior grupo de partidos da eleição caruaruense.
O quarto na quantidade de tempo é o candidato Erick Lessa (PR), com 59s. A coligação "A Caruaru do Futuro Começa Agora" é formada por PR e PSC.
O PHS de Rivaldo Soares e o Psol de Eduardo Guerra terão ambos 14s. Já o PCB, que tem como candidato Jefferson Abraão, terá apenas 8 segundos.
Os números foram apresentados nessa sexta-feira (19) em reunião do juiz Brasílio Guerra com representantes dos veículos de comunicação, das coligações e dos partidos.
A propaganda eleitoral começa na próxima sexta-feira (26), tanto no rádio (7h às 7h10 e 12h às 12h10) como na televisão (13h às 13h10 e 20h30 às 20h40), ambos de segunda a sábado.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.