Respeito

Caruaru realiza ações da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/08/2016 às 7:34

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência acontece desta segunda até o domingo
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Secretaria de Educação de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realiza a partir desta segunda-feira (22) ações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que segue até o dia 28 de agosto. A pasta também comemora dez anos de atuação da Educação Especial na cidade.

Uma solenidade de abertura será realizada na segunda, às 19h, no teatro do Shopping Difusora. Membros da secretaria, alunos e instituições como Conselho Tutelar, Apae, Ministério Público e Comdica estarão no evento. O objetivo das ações, de acordo com a secretaria, é conscientizar os alunos sobre o respeito às pessoas com deficiência ou transtorno autista.

Ao longo da semana, alunos da Escola Duque de Caxias terão atividades como coral em libras, exibição de vídeos, palestras, exposição de tecnologias utilizadas na educação especializada, entre outros. A Professor Amaro Matias terá, na quarta (23), uma apresentação musical com o deficiente visual Wilson Mendes. Já na quinta, a animação é da Banda Marcial da Apodec. Na sexta, serão feitas atividades recreativas.

Na sexta-feira (26), a programação inclui uma caminhada partindo da Praça Coronel Porto até o Marco Zero de Caruaru, pela 15 de Novembro. Na chegada, os estudantes poderão aproveitar apresentações culturais como circo, banda Segnos e a percussão da Escola Altair Porto Filho. Os planos encerram no dia 29, em que a sede da Secretaria de Educação recebe uma placa comemorativa.

Apae Caruaru, no bairro Petrópolis, terá programação
Foto: reprodução/TV Jornal
APAE - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caruaru também elaborou uma programação para a data. O tema da campanha da instituição é "O futuro se faz com a conscientização das diferenças". Na segunda-feira (22), às 12h, haverá uma missa de Ação de Graças na paróquia São José, ministrada pelo padre Zenilson Tibúrcio. À tarde, a instituição recebe visita de alunos de escolas da cidade.

Na terça (23), às 9h, será realizada uma solenidade na Câmara de Vereadores, apresentando o movimento para autoridades e convidados. Para as 15h está marcado um culto no auditório da Apae, localizada na Rua Alzira Vidal de Oliveira, 448, bairro Petrópolis.

Na quarta pela manhã, a unidade vai receber visitas da comunidade e o atendimento será normal. À tarde, uma equipe da Apae apresentará uma palestra com o tema "Estimulação Precoce: Brincar de viver porque viver não é brincadeira" em duas escolas de referência.

Na quinta, a unidade também recebe visitas da população e o atendimento é normal. Já no período da tarde, não haverá atendimento. Às 14h, será realizada a palestra "Síndrome de Duchem", com o fisioneuroterapeuta infantil Luiz Felipe Moraes, a pedagoga e psicopedagoga Geórgia Galvão, a fisioterapeuta Vasti Lima e a presidente da Apae Caruaru, Graça Mendes.

Na sexta-feira (26), a instituição participa de encontro no Marco Zero e faz caminhada para a Prefeitura de Caruaru. No local, haverá um abraço ao prédio para chamar a atenção da sociedade e do poder público para a causa das pessoas com deficiência. Às 12h, a Apae faz um almoço no Parque Ambiental.