PCB

Jefferson Abraão diz que quer fazer governo para periferia de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/08/2016 às 12:47

Candidato do PCB, Jefferson Abraão foi entrevistado nesta segunda na Rádio Jornal Caruaru
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O candidato à Prefeitura de Caruaru Jefferson Abraão (PCB) foi entrevistado nesta segunda-feira (22) pelos jornalistas Izabela Barbosa e Iran Carvalho na Rádio Jornal Caruaru.

Perguntado sobre o motivo de querer ser prefeito, Abraão afirmou que quer realizar um governo para a periferia. "Nossa candidatura está voltada para essas pessoas", afirmou.

Antes de Jefferson ser anunciado como candidato a prefeito, o nome de Milton Manoel estava sendo cotado para a vaga. Sobre o assunto, ele disse que houve diálogo entre o partido para decidir.

Um dos candidatos mais jovens à Prefeitura de Caruaru na história, Jefferson Abraão disse que, apesar de não ter experiência na administração pública, contaria com o apoio de profissionais de várias áreas para gerir a cidade.

Veja algumas das propostas apresentadas na Rádio Jornal:

Educação

Professor, Jefferson Abraão afirmou que existem alguns pontos mais críticos que devem ser resolvidos a curto prazo, como o fim dos anexos das escolas.

"Quando a gente vê uma gestão pública dizer que o número de escolas em Caruaru é suficiente, qualquer professor que escuta essa notícia fica a ponto de infartar", afirmou.

De acordo com Abraão, as salas de aula estão lotadas e as instituições de ensino não têm acessibilidade para pessoas com deficiência. A proposta inclui aumento do número de escolas e creches.

O candidato também disse que pretende formular o plano de cargos e carreiras dos professores junto com a categoria. Em seu eventual governo, Abrarão disse que a qualidade de ensino será melhorada, assim como a estrutura das escolas.

Jefferson Abraão aproveitou para criticar o excesso de comissionados na Prefeitura de Caruaru.

Meio ambiente

Perguntado sobre a revitalização do Rio Ipojuca, o candidato disse que pretende melhorar o saneamento básico e infraestrutura da cidade para que os dejetos não sejam lançados no curso d'água.

De acordo com a proposta, o sistema de saneamento seria integrado, para que os dejetos fossem enviados para estações de tratamento de esgoto como um localizado no bairro das Rendeiras, que segundo Abraão está desativado.

Participação popular

O candidato afirmou que pretende estimular a criação de conselhos populares independentes, para que as pessoas possam pressionar o Executivo e o Legislativo para atender as pautas.

Plano Diretor

De acordo com Jefferson Abraão, o plano diretor da cidade deve ser discutido com a população, para que a cidade não fique "à mercê da especulação imobiliária".

Mobilidade

Para melhorar a mobilidade, é necessário primeiro atualizar o plano diretor, de acordo com o candidato. A ideia é implantar duas linhas de ônibus que possam atingir os quatro pontos da cidade e que as outras linhas sejam bairristas, com integrações.

"Um dos problemas da Duque de Caxias é o excesso de ônibus que fica ali parado para embarque e desembarque", afirmou. O candidato afirmou que o bloqueio da rua para veículos deve ser discutido.

Para o candidato, o governo municipal atende a interesses de empresários de ônibus.

Segurança

Para Jefferson Abraão, é necessário aumentar o efetivo da Guarda Municipal, mas ele não pretende equipar a guarda com arma de fogo, caso eleito.

O candidato também pretende melhorar a qualidade do ensino municipal e fazer outras políticas públicas para que os jovens não entrem na criminalidade.

Abraão também propõe a criação de um programa de acompanhamento para ex-detentos de Caruaru, dando oportunidade de emprego para ressocialização.

Emprego

A ideia para a geração de emprego é o fortalecimento de cooperativas, o que contribuiria para o trabalhador e diminuiria os custos para o executivo.

Saúde

O candidato defende o fortalecimento da saúde básica e a criação de centros laboratoriais para facilitar a realização dos exames. 

De acordo com Jefferson Abraão, o Hospital São Sebastião deveria ter serviços ambulatoriais e ser municipalizado. O candidato também propõe a contratação de um profissional de nutrição para acompanhar os pacientes no pós-operatório.

Abraão também criticou a situação do Hospital Regional do Agreste (HRA), e atribuiu os problemas à falta de cobrança pela gestão do município à gestão do Estado.

Série de entrevistas

O próximo candidato entrevistado no programa "Super Manhã" será Tony Gel (PMDB), nesta terça-feira (23). Eduardo Guerra (Psol) estará na Rádio Jornal Caruaru nesta quarta (24). Veja como foram as entrevistas de Jorge Gomes (PSB)Rivaldo Soares (PHS)Erick Lessa (PR) e Raquel Lyra (PSDB).