Entrevista

Tony Gel diz que quer voltar à prefeitura de Caruaru para cuidar das pessoas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/08/2016 às 13:35

Tony Gel (PMDB) foi entrevistado nesta terça-feira na Rádio Jornal Caruaru
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O candidato à Prefeitura de Caruaru Tony Gel (PMDB) foi entrevistado nesta terça-feira (23) pelos jornalistas Izabela Barbosa e Iran Carvalho, na Rádio Jornal Caruaru. 

Durante a conversa, o candidato disse que quer voltar a ser prefeito para "cuidar das pessoas". Tony Gel disse que pretende priorizar as áreas de saúde, educação, entre outras.

Confira alguns temas discutidos e propostas apresentadas na Rádio Jornal Caruaru:

Política

Um dos principais candidatos na disputa de Caruaru, Tony Gel disse que ainda não sabe como serão as parcerias com outros candidatos em um eventual segundo turno. "Quando lá chegarmos, vamos avaliar o quadro e tomaremos a decisão. Por enquanto, temos como foco fazer nossa campanha, divulgar nossas propostas, convencer o povo de Caruaru que nós temos as melhores propostas para que nós cheguemos no segundo turno", afirmou.

O candidato também disse que respeita a decisão do governador Paulo Câmara (PSB) de não participar da campanha em Caruaru.

Sobre a polêmica envolvendo sua renúncia à prefeitura em 2008, que acarretou na prisão do substituto Neguinho Teixeira, Tony Gel voltou a dizer que cometeu um erro: "Se o tempo voltasse, eu não faria de novo".

Mobilidade

O candidato lembrou de ações feitas em seu governo, como o binário do Maurício de Nassau e o Anel Viário. Para ele, é necessário concluir a obra para desafogar o trânsito da cidade.

Sobre o trânsito do centro da cidade, Tony Gel afirmou que pensa em fazer corredores exclusivos para os ônibus. "Caruaru é uma cidade que não foi planejada no seu início", justificou.

Tony Gel também disse que um plano diretor foi elaborado em seu primeiro governo para organizar a cidade, mas que ele não foi revisado. "Está no meu plano de governo a atualização", garantiu.

Feira da Sulanca

Tony Gel disse que é necessário pensar nos vendedores que sequer tem bancos, como vendedores ambulantes. Segundo ele, emergencialmente é necessário limpeza, instalação de banheiros, entre outros.

Uma possível mudança da feira passaria mais tempo sendo discutida. Entre as ideias estão buscar uma parceria público privada.

O candidato garantiu que já está ouvindo diversas pessoas envolvidas e que, caso seja eleito, pretende conversar com o atual prefeito José Queiroz. "É importante conhecer o projeto dele também", afirmou.

Segurança

A proposta para a segurança na cidade é que haja um batalhão de polícia exclusivo para Caruaru, em parceria com o Governo do Estado.

O candidato também propõe que seja criada uma Secretaria de Segurança Comunitária, para organizar a Guarda Municipal e o trânsito.

Tony Gel também disse que não gosta da Destra. A proposta dele é que a Secretaria de Segurança Comunitária tenha as áreas de trânsito e transporte e Guarda Municipal. Sobre equipar a guarda com armas de fogo, o candidato disse que é preciso fazer análises para decidir.

"Eu não gosto da estratégia de funcionamento da Destra", afirmou o candidato. Tony disse ainda que é preciso discutir se a autarquia será mantida. O candidato também disse que valoriza a educação no trânsito, antes da punição.

Saúde

A proposta do candidato é municipalizar o hospital São Sebastião e transformá-lo numa unidade de saúde de clínica médica e cirurgias eletivas (programadas).

O candidato também disse que, caso seja eleito, Oscar Capistrano voltará a ser secretário de Saúde.

Saneamento básico

O candidato disse que, em seus governos anteriores, a capacidade de coleta e tratamento de esgoto foi dobrada em Caruaru, através do projeto Alvorada. A ideia é continuar com o trabalho.

Educação

Tony Gel disse que, em seu governo, foram construídas mais de 200 salas de aula para evitar anexos nas escolas. Em um eventual novo governo, o candidato pretende aumentar o número de instituições de ensino e evitar os anexos.

O candidato disse que, caso eleito, pretende conversar com o (a) magistrado (a) da Vara da Infância para buscar uma atuação emergencial para a situação das creches em Caruaru. A ideia seria adaptar um imóvel já existente e transformá-lo em uma casa-creche. A justificativa é que demoraria pelo menos dois anos para construir novas instituições.

Tony Gel também disse que pretende revisar o plano de cargos e carreira dos professores municipais estimular a capacitação dos professores e tem um projeto de Passe Livre para os estudantes da rede municipal.

Moradia

O candidato disse que o IPTU será revisado, já que a população vem reclamando que está pagando muito caro. Segundo ele, o imposto deve ser justo.

Tony Gel também disse que fará um programa de ajuda às pessoas que querem reformar suas casas.

Abastecimento de água

O candidato disse que é necessário reaproveitar a água das chuvas e a utilizada em lavanderias de jeans, por exemplo, e que vai conversar com o governo estadual e federal para avançar nas obras do Pirangi e Adutora do Agreste.

Série de entrevistas


Tony Gel (PMDB) foi o penúltimo candidato a participar da série de entrevistas do programa "Super Manhã". Nesta quarta-feira (24), o candidato Eduardo Guerra (Psol), participa na Rádio Jornal. Veja como foram as entrevistas de Jorge Gomes (PSB), Rivaldo Soares (PHS), Erick Lessa (PR), Raquel Lyra (PSDB) e Jefferson Abraão (PCB) na Rádio Jornal Caruaru.