Operação

Polícia prende homem considerado um dos maiores assaltantes de bancos no Nordeste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/09/2016 às 19:37

O suspeito José Ari Dantas portava uma quantia em dinheiro vivo, além de armas e explosivos
Foto: Divulgação
Foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (2), José Ari Dantas, considerado pela polícia um dos maiores assaltantes de banco do Nordeste. Ele foi encontrado no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, portando dinheiro, armas e explosivos.

O estado da Bahia já havia expedido o mandado de prisão do suspeito, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). O criminoso confessou à polícia que o último crime teria sido uma explosão na agência do Banco do Brasil de Conceição, no Sertão da Paraíba. Durante a ação, segundo relato dele, algumas pessoas foram usadas pelos companheiros como escudo humano.

A ação do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal (PF) autuou o criminoso enquanto ele conduzia um veículo com a placa clonada. Ainda segundo o próprio suspeito, o carro era roubado e foi comprado no valor de R$ 1,5 mil. Ele também admitiu que o automóvel em que foi abordado era utilizado também para fugas após os assaltos.

A polícia apreendeu seis armas, sendo três fuzis, duas espingardas de repetição calibre 12 e um rifle calibre 44
Foto: Divulgação
Com ele, a polícia apreendeu seis armas, sendo três fuzis, duas espingardas de repetição calibre 12 e um rifle calibre 44. Além disso, outros objetos foram capturados: 44 munições, cinco toucas, cinco luvas e uma carteira de habilitação falsa. Com o suspeito, alguns materiais explosivos também foram apreendidos: um estopim, sete espoletas e 42 metros de cordão detonante. A SDS também informou que José Ari Dantas portava cerca de R$ 3,1 mil. O valor também foi apreendido pela polícia durante a operação.

O criminoso foi conduzido juntamente com o material para a Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, onde prestou depoimento e foi preso em flagrante. Ele foi levado para o presídio da cidade.