Evento religioso

15ª Missa do Vaqueiro será realizada neste domingo em Canhotinho

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/09/2016 às 17:39

Programação da Missa do Vaqueiro inclui celebração religiosa, shows e sorteio de prêmios
Foto: divulgação
A 15ª edição da Missa do Vaqueiro será realizada neste domingo (11) em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. A programação - gratuita - começa às 8h, quando os vaqueiros se concentram no distrito de Olho D'água de Dentro, onde será servido um café da manhã. Às 10h, os vaqueiros desfilam por cerca de 8 km até a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro, local da missa.

Shows começam a partir das 14h no pátio da antiga fábrica da Mucuri
Foto: divulgação
Após a celebração religiosa, acontece o almoço, com distribuição gratuita de churrasco, feijoada e bebidas. A partir das 14h, começam as apresentações culturais, a no pátio da antiga fábrica da Mucuri, em Canhotinho. O time de artistas é composto por Andinho, Ranieri, Jonas Esticado e Dorgival Dantas. O evento também inclui sorteio para os vaqueiros: uma moto, três bois e outros brindes.

A expectativa da organização é receber cerca de 20 mil pessoas durante todo o evento. "Hoje é a festa mais importante da cidade, o pessoal passa o ano todo procurando saber qual vai ser a programação. O bom é a interação do público, vêm as pessoas da rua, do sítio, e se juntam neste evento, independente de classe social, o pessoal se junta para celebrar", comenta um dos organizadores do evento, Gabriel Porto.

A Missa do Vaqueiro teve origem no desaparecimento do vaqueiro Raimundo Jacó, que foi morto nas caatingas do Sítio das Lages, no distrito de Serrita, no Sertão do Araripe. A primeira missa em sua memória foi idealizada em Serrita pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e rezada pelo padre João Câncio dos Santos em 1971.