A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebe neste sábado (10) um evento sobre o mercado da comunicação. O "SDR Day" é realizado pelo Sala de Reunião, um grupo formado por publicitários para discutir e compartilhar informações sobre a publicidade no mundo. Estudantes e profissionais das áreas de publicidade, jornalismo, design, marketing e professores e coordenadores de instituições de ensino da região podem participar.
Este ano, o tema do evento é "Desconstrução" e o time que vai discutir o tema é formado pelo diretor da ExpoLAB, Alfredo Galamba, o diretor da DH,LO Creative Boutique, Daniel da Hora, Ricardinho Lira, da Planejamento BG9, o diretor de arte da Agência UM, Lenin Lima e o coordenador Social Media do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Romeu Coutinho. De acordo com os organizadores, desconstruir é "voltar ao início sem necessariamente começar do zero".
O encontro está marcado para 12h no Science Conteúdo, localizado na Avenida Amazonas, 901, em Caruaru, e tem duração de quatro horas. Os interessados podem fazer a inscrição através do link, na forma de ingresso individual (SDR Pass - R$ 50) ou combo de dois ingressos com desconto (SDR Pass Combo - R$ 40 cada).
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.