Eleições

Entidades promovem debates e entrevistas com candidatos à Prefeitura de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/09/2016 às 12:30
NOTÍCIA
Leitura:

Unifavip recebe debate com os prefeituráveis na quarta-feira (4)
Foto: divulgação/Unifavip
Cada vez mais perto das eleições, os candidatos à Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ficam com a agenda mais intensa. Ao longo desta semana e da próxima, os prefeituráveis participam de entrevistas e debates promovidos por entidades. Confira:

Universidade pública

A Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realiza nesta segunda-feira (12), das 17h às 19h, um debate entre os prefeituráveis no auditório Luiz Gonzaga, na terceira etapa - bloco Pedagogia, nas imediações do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

O evento terá três horas de duração e conta com a participação de  Raquel Lyra (PSDB), Jorge Gomes (PSB), Ricardo Soares (PHS), Erick Lessa (PR), Eduardo Guerra (Psol) e Jefferson Abrãao (PCB). O candidato Tony Gel (PMDB) não participa do debate.

De acordo com a Adufepe, as discussões serão divididas em cinco blocos: o primeiro será destinado à apresentação; o segundo, voltado para perguntas e respostas; o terceiro e o quarto, voltados para questionamentos da entidade e do público. A última rodada encerra com as conclusões finais. A mediação será feita pelo presidente da Adufepe, Augusto Barreto.

Comércio

Sindloja recebe quatro candidatos para entrevistas
Foto: divulgação/Sindloja
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) recebe os candidatos entre os dias 12 e 21 de setembro. Os prefeituráveis poderão apresentar, das 19h às 21h, projetos e ideias voltadas para o setor do comércio, que contribui significativamente para o desenvolvimento de Caruaru.

A ordem foi definida por sorteio e o primeiro a ser recebido é Tony Gel (PMDB), nesta segunda (12). Na terça (13), Raquel Lyra (PSDB) será recebida. As entrevistas continuam no dia 20, com o Delegado Lessa (PR) e encerra no dia 21, com Jorge Gomes (PSB). Os candidatos vão responder perguntas elaboradas pelo sindicato e realizadas pelo auditório. O Sindloja fica na Avenida Leão Dourado, 51-A, Bairro São Francisco.

Indústria

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) promove o "Diálogo da Indústria" com os candidatos, nesta terça (13), às 15h30, no auditório da Unidade Regional Agreste (URA).

A participação de cada prefeiturável segue a mesma ordem: abertura, apresentação de propostas, resposta às perguntas dos empresários e considerações finais. Cada candidato concederá ainda coletiva de imprensa para os jornalistas.

A ordem, definida por sorteio, será a seguinte: Tony Gel (PMDB), Jorge Gomes (PSB), Raquel Lyra (PSDB) e Erick Lessa (PR). Os candidatos a prefeito e a vice-prefeito irão compor a mesa junto com a Diretoria Regional da URA durante o tempo de cada coligação.

Os temas das perguntas elaboradas previamente são: indústria, meio ambiente, infraestrutura, terceirização e políticas sociais. Um evento com o mesmo modelo e formato será realizado pela Fiepe em Petrolina e Araripina, no Sertão de Pernambuco.

Instituições privadas de ensino

A Unifavip também recebe os candidatos para um debate, com foco no plano diretor da cidade. O encontro está marcado para quarta-feira (14), às 15h, no auditório da biblioteca da instituição de ensino. Confirmaram participação no debate Raquel Lyra (PSDB), Jorge Gomes (PSB), Delegado Lessa (PR), Eduardo Guerra (Psol), Rivaldo Soares (PHS) e Jefferson Abraão (PCB).

Entre os temas abordados estarão agenda ambiental, mobilidade, patrimônio e habitação social. Participam do debate alunos, professores e colaboradores da instituição. Os cursos de arquitetura, direito e jornalismo estão diretamente envolvidos no evento.

O debate terá cinco blocos: nos quatro primeiros, serão discutidos os quatro temas base. No quinto e último bloco, os candidatos respondem à pergunta: "Como será sua proposta de participação da população no processo de gerenciamento do município, considerando o contexto urbano e rural?".

O Colégio Antenor Simões recebe os candidatos a partir desta segunda-feira (12) no projeto "Prefeituráveis". Sob a supervisão dos professores, os alunos elaboraram perguntas para os candidatos, que poderão se apresentar por 30 minutos e em seguida têm mais meia hora para responder aos estudantes. Por fim, terão 10 minutos para considerações finais.

O evento acontece na quadra poliesportiva da unidade II da instituição de ensino, na Rua Padre Antônio Vieira, no bairro Divinópolis, sempre a partir das 10h30. A cada dia um candidato será recebido: o primeiro foi Jorge Gomes (PSB), que será seguido de Rivaldo Soares (PHS) na terça (13) e Tony Gel (PMDB) na quarta (14).

Por causa do feriado da quinta-feira (15), o projeto volta na segunda (19), com Raquel Lyra (PSDB), seguida de Jefferson Abraão (PCB) na terça (20), Erick Lessa na quarta (21), e por fim, Eduardo Guerra (Psol), na quinta (22).

Mais Lidas