Eleições

Candidato à reeleição em Serra Talhada, Luciano Duque é entrevistado na TV Jornal

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/09/2016 às 15:18

Luciano Duque (PT) é candidato à reeleição em Serra Talhada
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O candidato à reeleição em Serra Talhada, no Sertão, Luciano Duque (PT), foi entrevistado nesta terça-feira (20) pelo apresentador Eliaquim Oliveira, do programa "TV Jornal Meio-Dia", na TV Jornal no interior. O prefeito-candidato tem 56 anos, já foi vice-prefeito por dois mandatos e concorre à prefeitura pela terceira vez. Perguntado sobre como recebeu a decisão do ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, de apoiar o adversário, Duque disse que este tipo de decisão é "da política".

O candidato também foi perguntado sobre uma denúncia de falta de pagamento; a empresa contratada para a construção da UPA 24h alega que a obra foi paralisada porque deixou de receber R$ 360 mil. Sobre o tema, Duque disse que isto não é verdade e que o empreiteiro está usando de viéis político com denúncias vazias. "Está paralisada efetivamente pelo não cumprimento do contrato pela empreiteira, tudo aquilo que é medido é pago, então nós não podemos pagar o que não está executado", respondeu.

O prefeito-candidato ainda disse que a empresa foi notificada e aguarda que o empresário dialogue com o município, para resolver o imbróglio. "Caso ele não queria continuar a obra, a gente destrata e vamos fazer uma nova licitação ou convocar o segundo colocado para executar essa obra", disse.

Luciano Duque também falou o fato de ainda não ter construído um hospital municipal em Serra Talhada. O prefeito-candidato disse que entrou com uma ação para recuperar uma unidade de saúde que foi cedida a um particular, há décadas.

Ainda no tema da saúde, Duque disse que o Samu ainda não entrou em funcionamento na cidade por falta de apoio das esferas estadual e federal. O candidato também disse que já entregou 15 unidades básicas de saúde e que mais 15 estão em construção no município, além da UPA 24h. 

Questionado sobre mobilidade, o candidato disse que está fazendo um planejamento estratégico do crescimento e que Serra Talhada foi o primeiro município do Estado que aprovou o plano de mobilidade urbana e dentro destes projetos está o primeiro trecho do anel viário, que atende o shopping center, o centro da cidade e o terminal de transporte alternativo de passageiros, além da feira livre.

Sobre segurança, o candidato disse que é responsabilidade do Governo do Estado, mas que existe uma proposta de parceria das instituições bancárias, comércio e prefeitura para montar uma central de monitoramento para uso da Polícia Militar.

No tema da educação, o candidato disse que quadruplicou o atendimento de educação infantil, com a construção de quatro creches; uma quinta está em obras, segundo ele. Também estão sendo construídas mais duas escolas de ensino integral, ainda de acordo com o candidato.

Duque foi o segundo candidato à Prefeitura de Serra Talhada entrevistado no programa "TV Jornal Meio-Dia". Nesta quarta (21), o candidato Victor Oliveira (PR), será o último entrevistado na TV Jornal interior. O programa começa a partir das 11h25.