Eleições 2016

Candidato à Prefeitura de Serra Talhada, Victor Oliveira é entrevistado na TV Jornal

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/09/2016 às 15:28

Candidato Victor Oliveira (PR) foi entrevistado nesta quarta no "TV Jornal Meio-Dia"
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O candidato à Prefeitura de Serra Talhada Victor Oliveira (PR) foi entrevistado nesta quarta-feira (21) pelo apresentador Eliaquim Oliveira, no "TV Jornal Meio-Dia", da TV Jornal no interior. Victor tem 25 anos, é formado em administração de empresas e se candidata pela primeira vez ao cargo.

O candidato é neto de Inocêncio Oliveira, primo de Sebastião Oliveira e está sendo apoiado pelo ex-prefeito de Serra Carlos Evandro. Perguntado se a política dele era diferente destes três políticos, o candidato disse que tinha uma política moderna, com a cabeça nova. 

Questionado sobre o fato de ter passado muito tempo longe de Serra Talhada, Oliveira disse que os dois últimos anos foram "mais do que suficientes" para conhecer os problemas da cidade. O candidato citou sua experiência com um programa de rádio, em que ouviu várias pessoas para saber como estavam as comunidades.

Uma das propostas do candidato é criar subprefeituras na cidade, ao mesmo tempo em que promete enxugar a máquina pública. Perguntado se isto não seria uma contradição, Victor Oliveira disse que as subprefeituras rurais e os conselhos de bairros urbanos seriam formados por lideranças constituídas na população; presidentes de associações, vereadores, presidentes de coorporativas, entre outros. "Nós vamos fazer reuniões periódicas com essas pessoas para que a gente possa fazer o acompanhamento de quais são as necessidades daquele bairro, daquele distrito, e isso não vai onerar a prefeitura porque não serão cargos remunerados", explicou.

Sobre a saúde, o candidato disse que o atual prefeito e candidato à reeleição, Luciano Duque (PT), "comete uma falácia" quando diz que aguarda verbas para colocar o Samu para funcionar. "Ele sabe muito bem que primeiro a prefeitura tem que colocar a estrutura para funcionar nos primeiros meses e aí o Estado e a União vêm com os recursos retroativos e com os recursos referentes à parte deles no funcionamento desta estrutura", afirma.

Victor Oliveira também alega que o dinheiro destinado ao Samu estava nos cofres da prefeitura e não foi posto para funcionar "por incapacidade administrativa" do atual prefeito, nas palavras do candidato. Victor também criticou o não cumprimento da promessa de Duque de construir um hospital municipal na cidade. O candidato disse que vai colocar o Samu e a UPA 24h - que está com as obras paralisadas - para funcionar.

No tema de segurança, Victor Oliveira disse que conversou com representantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal para construir parcerias e montar um sistema de videomonitoramento em Serra Talhada com o objetivo de diminuir as taxas de violência na cidade. 

Na questão da mobilidade, Oliveira disse que pretente elaborar um plano com a ajuda de técnicos de urbanismo para melhorar e reorganizar o trânsito de Serra Talhada. Sobre educação, o candidato disse que a proposta é melhorar o funcionamento das creches que já existem e aumentar o número de instituições "na medida do possível".

O candidato também disse que prevê a criação de uma estrutura itinerante para levar festivais ou eventos culturais para os distritos e bairros mais distantes; construção de praças para virarem centros de convivência e centros de eventos; construção de um teatro municipal; entre outros.

Sobre emprego, Oliveira disse que este precisa ser gerado desde a zona rural até a cidade; no comércio, nos serviços e na indústria. "Na zona rural a gente já tem mapeado todas as potencialidades de cada um dos distritos de Serra Talhada. Com isso a gente vai ajudar a população a se organizar em cooperativas para que a prefeitura possa oferecer estrutura para que os produtores possam produzir com mais eficiência e capacitar os produtores para melhorar a produção deles e a qualidade dos produtos", afirmou.

O "TV Jornal Meio-Dia" realizou entrevistas com os três candidatos à prefeitura de Serra. O resumo das entrevistas de Otoni Cantarelli (PCdoB) e Luciano Duque (PT) estão disponíveis no NE10 Interior.