Insegurança

Ônibus são alvo de assaltos na Mata Sul pernambucana

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/09/2016 às 9:24

Ônibus que transportava estudantes de Caruaru para Catende sofreu tentativa de assalto
Foto: cortesia
Pelo menos três ônibus foram alvo de assalto ou tentativa na noite dessa quarta-feira (22) na região da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Suspeitos atiraram contra ônibus em Catende; motorista não parou
Foto: cortesia
O primeiro crime aconteceu por volta das 22h, na BR-101, em Xexéu, quando cerca de 25 passageiros tiveram seus pertences pessoais roubados. O crime teria sido praticado por cinco homens não identificados, que estavam em um carro de passeio. 

De acordo com a Polícia Militar, o grupo atirou várias vezes contra o veículo, pedindo para que o motorista parasse. Os suspeitos subiram no veículo e levaram vários celulares, carteiras porta-cédulas, dinheiro, entre outros objetos pessoais. 

Os assaltantes chegaram a atirar dentro do ônibus para intimidar os passageiros, ainda segundo a PM. As vítimas prestaram queixa na Delegacia de Plantão de Palmares.

Em Catende, foi registrada uma tentativa de assalto a um coletivo que transportava estudantes de uma faculdade de Caruaru para a cidade. Os suspeitos seguiram o ônibus e atiraram no coletivo, pedindo para o motorista parar. Ele não teria atendido ao pedido.

Já em Ribeirão, uma passageira de 37 anos morreu e um passageiro e um suspeito ficaram feridos durante um assalto a um ônibus da empresa Real Alagoas, que seguia de Maceió para o Recife, após um policial civil que estava no coletivo reagir. O suspeito foi levado para o Hospital de Palmares, onde segue custodiado, e o passageiro também foi socorrido.

O policial civil, que também saiu ferido da troca de tiros, foi inicialmente levado para o Hospital de Ribeirão e em seguida transferido para o Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho.

Ainda de acordo com a polícia, um segundo assaltante foi encontrado morto às margens da BR-101, próximo a Gameleira. Não há informações sobre se ele deixou o local do crime ferido. Com ele, a polícia recuperou alguns dos objetos roubados. Outros três assaltantes que participaram da ação seguem foragidos.


De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o secretário Alessandro Carvalho determinou ao comando da Polícia Militar prioridade nas ações preventivas que impeçam assaltos a ônibus nas rodovias. Ainda segundo a nota divulgada, Carvalho cobrou providências à chefia da Polícia Civil na identificação e prisão dos autores do assalto de Ribeirão e de outros crimes deste tipo nas estradas da Zona da Mata e Agreste, "de forma a reestabelecer a segurança necessária".