Segundo turno

Rádio Jornal Caruaru promove debate entre Tony Gel e Raquel Lyra nesta quarta

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/10/2016 às 17:09

Raquel Lyra (PSDB) e Tony Gel (PMDB) disputam o segundo turno em Caruaru, no Agreste
Fotos: Diego Nigro/JC Imagem
A Rádio Jornal Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realiza nesta quarta-feira (19) o debate do segundo turno, que será disputado por Raquel Lyra (PSDB) e Tony Gel (PMDB). Esta é a primeira vez que a cidade decidirá o pleito em dois turnos.

Marcado para as 9h, na sede da emissora, no bairro Caiucá, o encontro será transmitido ao vivo pela Rádio Jornal Caruaru (AM 1080) e pelo NE10 Interior, no link. A cobertura também poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, através da hashtag #SJCCnasUrnas e no site agregador sobre as eleições 2016.

O debate terá 1h30 de duração e será dividido em quatro blocos. Os prefeituráveis farão comentários entre si e responderão a perguntas do adversário, de ouvintes e dos jornalistas Iran Carvalho (Rádio Jornal Caruaru) e Inês Calado (Portal NE10).

"Estamos preparando um debate propositivo com os candidatos. Assim como no primeiro turno das eleições, em que a Rádio Jornal cumpriu seu papel de cidadania com entrevistas, debates e cobertura do dia das eleições, neste segundo turno vamos contribuir com mais uma parcela na construção da democracia", afirma a coordenadora de jornalismo e programação da Rádio Jornal Caruaru, Izabela Barbosa.

No primeiro bloco do debate, Raquel e Tony responderão a perguntas de ouvintes, com comentário do oponente. No segundo, os candidatos fazem perguntas entre si. No terceiro bloco, os prefeituráveis respondem a perguntas de jornalistas. O quarto e último bloco terá mais uma rodada de perguntas entre os candidatos, além das considerações finais. Uma comissão formada por representantes da assessoria jurídica do debate e um representante da OAB Caruaru estará à disposição para analisar possíveis pedidos de direito de resposta.

Quadro político

O deputado estadual Tony Gel (PMDB) conquistou 63,6 mil votos (37,10%) no primeiro turno. A também deputada Raquel Lyra (PSDB) angariou 44,7 mil (26,08%). Para o segundo turno, o peemedebista tem o apoio do governador Paulo Câmara (PSB) e do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB). Já a tucana conta com o apoio do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT).