Segundo turno

Candidatos a vice-prefeito em Caruaru disputam eleição pela 1ª vez

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/10/2016 às 6:02

Rodrigo Pinheiro é candidato a vice ao lado de Raquel Lyra; Raffiê Dellon é companheiro de chapa de Tony Gel
Fotos: divulgação/Roberto Pereira Junior e divulgação
Os escolhidos para as vagas de candidatos a vice-prefeito de Caruaru nas chapas de Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB) disputam a primeira eleição para um cargo eletivo este ano. Filiado ao PV, o companheiro de chapa do peemedebista é o administrador Raffiê Dellon, que tem 25 anos. O candidato a vice da tucana é o empresário do ramo imobiliário Rodrigo Pinheiro, 35, filiado ao PSDB.

Raffiê Dellon entrou na política aos 14 anos, na militância estudantil. Era filiado ao PSDB até março deste ano, quando Raquel Lyra e o pai, o ex-governador João Lyra Neto, migraram para a legenda. Na época, Raffiê era presidente municipal do partido e chegou a ser cotado como pré-candidato à prefeitura pelo PSDB. "Fiquei no PSDB até transformarem o partido em asilo político da velha política. Eu não poderia trocar minhas convicções e minha coerência por capricho partidário eleitoral", afirma.

Dellon foi diretor regional da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) em Caruaru por pouco mais de um ano, cargo do qual se desincompatibilizou para concorrer nas eleições. Perguntado sobre a escolha para a vaga de vice na chapa de Tony Gel, Dellon diz que o deputado estadual "ousou" em convidá-lo: "Atitude visionária no aspecto da quebra de paradigmas e de acreditar que o jovem pode, sim, ser protagonista de uma cidade tão importante como Caruaru".

Já Rodrigo Pinheiro era filiado ao PSB até o início deste ano, e seguiu Raquel na mudança para o PSDB. Ele é filho do também empresário e ex-vereador José Pinheiro dos Santos Filho, conhecido como Pinheirão, falecido em 2012. "Desde cedo acompanhava a vida parlamentar do meu pai. Sempre [estive] nos bastidores e fazendo parte do grupo político da família Lyra", relata.

Conhecidos desde criança, Rodrigo e Raquel Lyra formaram uma chapa "puro sangue" para concorrer ao pleito. De acordo com o candidato a vice-prefeito, ele se sente à vontade em caminhar ao lado da deputada estadual na campanha. "Participo desde o início da montagem do plano de governo e sei do compromisso de Raquel e de toda sua equipe com este projeto para Caruaru", garante.

Perguntado sobre a experiência da campanha, Raffiê Dellon lembra que já participou de outras quatro na militância, a exemplo da coordenação da Juventude da campanha de Jarbas Vasconcelos ao Governo do Estado, em 2010. "Confesso que tem sido uma experiência muito significativa, extraordinária, desde o dia 4 de agosto, que foi o dia da convenção. Tenho convivido cotidianamente com um agente político que está totalmente sintonizado com Caruaru em sua zona urbana e rural", afirma.

Rodrigo Pinheiro também valoriza o caminho percorrido até agora: "Uma experiência engrandecedora, o contato direto com o eleitor. Estudar a cidade e as melhores soluções para os problemas comuns, num pleno exercício da democracia. E muito honrado por ter sido convidado por Raquel, uma mulher preparada e compromissada com o povo de Caruaru e Pernambuco".

Raffiê Dellon diz que está confiante de que fará um grande trabalho por Caruaru a partir de janeiro de 2017, caso seja eleito. "Não tenho a mínima vocação para ser 'vice de prateleira'. Serei um vice atuante, protagonista, não de gabinete. Não quero entrar para a história da minha cidade apenas como o vice mais jovem, mas sim como o vice que mais contribuiu com este município", afirma.

Rodrigo Pinheiro disse que, se a chapa sair vencedora, vai usar a experiência de gestão do setor privado para o setor público. "Cada vez mais temos que focar numa gestão de resultados, otimizar a máquina pública, cortando gastos ruins e transformado em investimentos bons. Planejar de forma estratégica cada ação da prefeitura maximizando os recursos, podendo assim ter mais condições de investimento em melhores serviços para população", explica.

Debate

Os candidatos a vice-prefeito de Caruaru participam nesta quarta-feira (26), às 14h, de um debate na Rádio Jornal Caruaru (AM 1080). Mediado pelo apresentador Igor Maciel, o encontro terá duração de 1h30 e será dividido em quatro blocos. Raffiê Dellon e Rodrigo Pinheiro farão comentários entre si e responderão a perguntas do oponente, de ouvintes e de jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. O debate será transmitido ao vivo pela rádio e pelo NE10 Interior.