Manifestação

Contra a PEC 241, estudantes ocupam câmpus da UFPE em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/10/2016 às 9:30

Ocupação foi decidida em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira, no CAA/UFPE
Foto: cortesia/Ranuzia Netta
Estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) decidiram, em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira (27), ocupar o câmpus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru. A ocupação não tem prazo para terminar.

De acordo com a ex-aluna recém-formada em matemática Renata Villa Nova, estudantes de vários cursos participam do movimento contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos.

Além da PEC 241, os estudantes também são contra a reforma do ensino médio e a escola sem partido. Eles também denunciam problemas do câmpus. "A ocupação evidencia o que não está certo no câmpus. Falta iluminação, tem dificuldade no acesso", afirma.

Ainda segundo a integrante do movimento, outra reivindicação é que os vendedores de lanche - que teriam sido retirados - possam permanecer no local. "O câmpus não tem restaurante universitário e a cantina não dá suporte a todos os alunos", completa Renata.

Estudantes são se sentem representados pela gestão do presidente Michel Temer
Foto: cortesia/Ranuzia Netta
A ocupação acontece em um prédio em que funcionam secretarias de cursos, a escolaridade, diretórios acadêmicos, almoxarifado, entre outros. Ainda de acordo com a ex-aluna, o prédio em que é feita a ocupação deveria ser a Casa do Estudante. Os estudantes têm o apoio do comitê "Asces pela Democracia", da Frente Brasil Popular, entre outros movimentos.

"Ajude a ocupação"

Os alunos também lançaram uma campanha para fazer doações aos estudantes que participam da ocupação. Eles pedem alimentos, material de higiene, material de limpeza, panelas, entre outros. Quem tiver interesse pode entrar em contato pela página do Facebook ou pelo telefone (81) 9.9771.9765