Reunião

Representantes do Polo de Confecções do Agreste pedem reforço na segurança

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/11/2016 às 13:43

Reunião foi realizada na Secretaria de Defesa Social, no Recife
Foto: divulgação/Moda Center Santa Cruz
Representantes das cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, que fazem parte do Polo de Confecções do Agreste, participaram de reunião com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Ângelo Fernandes Gioia, nessa terça-feira (1º). A pauta do encontro foi o aumento da segurança nas principais cidades do polo de confecções, especialmente para as feiras de fim de ano, quando cerca de 3 milhões de compradores devem passar pela região.

De acordo com a administração do Moda Center Santa Cruz, o secretário garantiu que reforçará a segurança na área, com o aumento do efetivo nas cidades e no número de veículos para realização de rondas no entorno das feiras do polo. Gioia também afirmou que definirá objetivos de curto e médio prazo e adotará medidas eficientes no combate e na prevenção de crimes.

No dia 24 de outubro, cerca de sete homens armados explodiram os caixas eletrônicos do Moda Center e chegaram a fazer reféns. Na fuga, arrombaram o portão de emergência do centro de compras. Ninguém ficou ferido. "Esperamos que a segurança nos acessos seja realmente reforçada já nas próximas feiras, para que os clientes possam ter mais tranquilidade para vir comprar nossos produtos e, consequentemente, movimentar a economia da região", disse o síndico do Moda Center, Allan Carneiro.

Para o diretor da Acic Pedro Miranda, é necessário integrar a segurança pública às prefeituras e às entidades privadas para a implantação de ações conjuntas. "Necessitamos de um plano de ação para tratar da questão da segurança no Polo de Confecções de forma permanente. O comprador viaja mais de 500 quilômetros em segurança e é assaltado aqui", lamenta.

Secretário de Defesa Social, Ângelo Fernandes Gioia, garantiu reforço na segurança
Foto: divulgação/Moda Center Santa Cruz
No encontro, os representantes das cidades cobraram mais rapidez e efetividade no reforço da segurança das cidades e nos acessos aos municípios. Entre as necessidades emergenciais estão o reforço com equipes itinerantes de delegados, escrivães e agentes; disponibilização de helicóptero da SDS para reforçar a segurança nos dias de feiras; a interiorização de delegacias especializadas, como a de roubos e furtos; instalação de batalhão de ações especiais nas áreas de inteligência e combate a crimes; maior presença do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) nas estradas; incremento do número de policiais; motocicletas da Rocam para Toritama e Santa Cruz; equipamentos diversos para as polícias, entre outros.

"É importante esse encontro, pois precisamos ouvir as demandas para construirmos pontes para chagarmos aos problemas e resolvê-los. Precisamos sempre ouvir quem está na ponta e ter relatos fiéis dos problemas existentes, para com isso sinalizarmos com trabalho. Durante o período de alta temporada, a região terá mais policiais fazendo rondas ostensivas e bloqueios em pontos estratégicos", disse o secretário Ângelo Fernandes Gioia, durante o encontro.

Entidades

Além do secretário, estiveram presentes na reunião o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Carlos Alberto D'Albuquerque; o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros; o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) Pedro Miranda; o presidente da Associação de Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura; o prefeito eleito de Toritama, Edilson Tavares; o presidente do Parque das Feiras de Toritama, Prudêncio Gomes; o presidente da CDL Santa Cruz, Valdir Oliveira; o síndico do Moda Center, Allan Carneiro; o presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), José Gomes Filho, entre outros.