Sessão

Abolição do voto secreto é discutida na Câmara de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/11/2016 às 15:29

Projetos foram votados em sessão da noite dessa terça na Câmara de Caruaru
Foto: divulgação/Thaysa Vargas/AscomCâmara
A Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, votou na noite dessa terça-feira (8) dois projetos de resolução, de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB), solicitando modificação no Regimento da Câmara e no Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. 

O vereador defende a abolição do voto secreto nos casos de perda de mandato, decoro parlamentar, apreciação de veto, apuração de responsabilidade e eleição da Comissão Executiva. "A transparência é uma coisa que a gente precisa buscar sempre, e esse projeto vai nesse sentido", disse Marcelo Gomes, à TV Jornal Caruaru.

O PR nº 643/2013, sobre o regimento interno da Casa, foi aprovado. O segundo projeto, de número 653/2015, sobre o Código de Ética da Câmara, deve voltar à pauta em outra sessão, já que o vereador Tenente Tiburcio (PMN) pediu vistas. 

Na sessão da noite passada, também foram aprovados os projetos de lei de autoria do vereador Ricardo Liberato (PDT), solicitando nominação de ruas nos bairros Maria Auxiliadora e Manoel Bezerra Lopes; e os requerimentos dos vereadores Eduardo Cantarelli (PMDB) e Cecílio Pedro (PMDB) para ações de infraestrutura em vários bairros. 

Na 63ª reunião pública ordinária da 4ª sessão legislativa, os vereadores também usaram a tribuna para falar sobre a falta de segurança na cidade e sobre a PEC do Teto dos Gastos. A próxima reunião pública da Casa será às 20h desta quinta-feira (10).

Veja na reportagem do "Povo na TV", da TV Jornal no interior:

Lei Orçamentária Anual

O presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PDT), reforçou na sessão o convite para a audiência pública que será realizada no dia 17 deste mês, às 9h, para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA). O encontro foi proposto pelos vereadores Marcelo Gomes e Rozael do Divinópolis, presidentes das comissões parlamentares de Legislação e Redação de Leis e de Finanças e Orçamento, respectivamente.