10ª edição

Feira do Empreendedor começa nesta quarta em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/11/2016 às 9:03

Feira do empreendedor conta com palestras, oficinas, minicursos, entre outras atividades
Foto: divulgação/Sebrae
A 10ª edição da Feira do Empreendedor começa nesta quarta-feira (9) e segue até o próximo sábado (12) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O evento tem a intenção de incentivar a geração de intercâmbios e parcerias, disseminar tecnologias, inovações e oportunidades de negócios, além de promover um ambiente favorável à empregabilidade no Estado.

A feira, que será no Senac Caruaru, tem como foco impulsionar empresários, profissionais e os candidatos que visam abrir o próprio negócio. A expectativa é receber cerca de 12 mil pessoas durante os quatro dias. A programação inclui palestras, minicursos, seminários e oficinas, entre as mais de 160 atividades.

O evento teve investimento de R$ 2 milhões e estará dividido entre os espaços Fale com um Especialista (Orientação Empresarial), Sebrae Mais Perto de Você, Livraria Sebrae, Arena de Oportunidades, Inovação e Tendências de Mercado, Desenvolvimento e Ambiente de Negócios, Parceiros e Patrocinadores, Exposição de Oportunidades de Negócios, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Experience Day, Lounge Empregabilidade, Arena de Empregabilidade, Educação Empreendedora e Governo Atendendo.

O mote da feira é "Oportunidades de Negócios e Empregabilidade" e serão realizadas palestras no auditório principal, com a jornalista Mara Luquet e com o fundador do aplicativo Easy Taxi, o empresário Tallis Gomes. Nos miniauditórios, haverá palestras e oficinas voltadas para o empreendedorismo e a inovação, a exemplo da apresentação "Mind The Future", com o consultor de Tendências do Porto Digital, Jacques Barcia.

A área "Inovação e Tendências de Mercado" será um espaço expositivo e interativo, em que o Sebrae apresenta 60 dicas de tendências de mercado. O visitante também poderá experimentar ferramentas tecnológicas. O espaço "Experience Day", focado em Negócios Digitais, faz da comunicação um vetor de soluções que fujam do lugar-comum para criação de startups.

Já a "Arena de Oportunidades" terá apresentações da socióloga especializada em desenvolvimento humano, Tânia Zapata, e uma palestra focada em solução de problemas a partir do design thinking. A "Arena da Empregabilidade" oferece capacitações como "Como Preparar Jovens para Profissões que ainda não Existem", além de momentos do projeto "Papo Universitário" e oficinas do Fórum IEL de Carreiras.

O espaço "Fale com um especialista" terá 14 consultores do Sebrae habilitados em várias áreas da gestão: marketing, finanças, planejamento, pessoas, empreendedorismo e organização. O objetivo da "Orientação Empresarial" é encaminhar os empreendedores interessados para outros serviços prestados pelo Sebrae. A expectativa é de mais de 1,5 mil pessoas sejam atendidas durante os quatro dias de feira.

Feira do Empreendedor

O evento foi criado há 24 anos, como piloto, pelo Sebrae Pernambuco. Em 2002, o o projeto foi adotado pelo Sebrae Nacional para os 27 estados, devido às características de feira de negócios e de educação empreendedora. As capacitações são proporcionadas através das parcerias entre Sebrae, instituições do Sistema S, Porto Digital, entre outras entidades. A feira conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Senac, AD Diper e Governo de Pernambuco.