Integração Nacional

Seca e estiagem levam 56 municípios de PE a situação de emergência

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/11/2016 às 14:08

Longo período de seca e estiagem atinge o Sertão de Pernambuco
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (11), situação de emergência em 56 municípios do Sertão de Pernambuco. O motivo é o longo período de seca e estiagem que atinge a região.

No total, são 272 municípios, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso. O reconhecimento faz com que os gestores municipais possam contar com benefícios de órgãos do governo federal.

De acordo com o ministério, o reconhecimento viabiliza o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), e benefícios aos municípios, como renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil. 

Também é possível obter a aquisição cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Municípios no Sertão de PE

Os municípios de Pernambuco que tiveram situação de emergência reconhecida foram: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.