Política

Vereadores de Caruaru aprovam, por unanimidade, fim do voto secreto

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/11/2016 às 14:53

Fim do voto secreto foi aprovado por unanimidade nessa quinta-feira
Foto: divulgação/Gabriela Kopinits/AscomCâmara
A Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, aprovou por unanimidade na noite dessa terça-feira (10) o fim do voto secreto nos casos de perda de mandato, decoro parlamentar e apuração de responsabilidade. O projeto de resolução nº 653/2015 é de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB) e modifica o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa (Resolução nº 522/2003).

Na reunião anterior, os parlamentares já haviam aprovado o PR nº 643/2013, solicitando modificação no Regimento Interno da Câmara (Resolução nº 554/2010) para acabar com o voto secreto nos casos de perda de mandato, decoro parlamentar, apreciação de veto e eleição da Comissão Executiva.

Também foram aprovados os projetos de lei apresentados pelo vereador Ricardo Liberato (PDT) para nominação de ruas nos bairros Maria Auxiliadora e Manoel Bezerra Lopes. No Maria Auxiliadora, foram criadas as ruas Professor José Sebastião Tôrres, José Mendes da Silva, Risete de Oliveira Santos e Eulália Duarte Borges. No Manoel Bezerra Lopes, foram criadas as ruas Telma Lúcia Ribeiro, Professora Maria de Lourdes Nascimento Pontes, Severino Ferreira de Morais, Ulisses Cavalcante, Professora Izabel Ferreira da Silva e Professor Anselmo Fernando de Assis Barbosa.

Os vereadores também aprovaram requerimentos socilitando reposição de calçamento e reparos na rede elétrica no bairro Indianópolis e Cidade Jardim, construção de um posto de saúde em Brejo Velho, um voto de aplauso ao presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Demóstenes Batista Veras, Marcos Adriano da Silva, entre outros.

Tribuna

Os parlamentares usaram a tribuna para discutir a insegurança em Caruaru. O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) fez uma apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) para que melhore a segurança pública na cidade. Os colegas de partido Rodrigues da Ceaca e Edjailson da Caru Forró também cobraram atitude do gestor do executivo estadual. A próxima sessão será realizada na próxima quinta-feira (17), às 20h. No mesmo dia pela manhã será realizada uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual.