Zika vírus

Em Goiana, seminário aborda direitos reprodutivos e sexuais da mulher

Luana Nova
Luana Nova
Publicado em 17/11/2016 às 17:05
NOTÍCIA
Leitura:
"Métodos Contraceptivos e Prevenção das DST's em Tempos da Epidemia do Zika" é tema de seminário em Goiana
Foto: Reprodução
Em tempos de epidemia do vírus zika, orientar-se sobre os devidos cuidados para evitar o contágio e para conter a proliferação do mosquito é fundamental. Nesse contexto, o Grupo Curumim realiza, nesta sexta-feira (18), o segundo seminário "Métodos Contraceptivos e Prevenção das DST's em Tempos da Epidemia da Zika", na cidade de Goiana, na Mata Norte pernambucana. O evento tem por objetivo informar um grande número mulheres e jovens sobre seus direitos reprodutivos e sexuais, com foco na prevenção de doenças e gravidez indesejada.

O seminário, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Aderico Alvez de Vasconcelos (ETE), das 8h às 12h, e irá finalizar a primeira etapa das ações que vem atendendo mulheres e adolescentes por meio de oficinas gratuitas nas comunidades locais. No evento estarão reunidos, em mesa redonda aberta ao público, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Goiana e das organizações não governamentais Gestos e Coletivo Mangueira informando sobre saúde e direitos da mulher.

Concurso de Redação

Nos últimos dois meses, o Grupo Curumim realizou encontros com meninas que estudam desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio para orientá-las sobre esse assunto. Durante o segundo seminário, ainda haverá a premiação do concurso escolar de redação, que envolveu mais de 100 mulheres, estudantes de cinco escolas municipais e estaduais. 

Entre as participantes estão as escolas municipais Manoel Borba, Adélia Carneiro Pedrosa e IV Centenário, a escola estadual Augusto Godim e a própria sede do seminário, a ETE. A expectativa é reunir mais de 150 pessoas, dentre alunos e moradores do município. Além de informar, o projeto visa reforçar técnicas de redação para o Enem, gramática, dentre outros pontos. No evento, serão apresentadas as dez melhores redações, e as autoras das cinco finalistas ganharão um tablet. Já as as donas das duas redações vencedoras levarão uma bicicleta.

De acordo com a pedagoga e integrante da Secretaria Executiva Colegiada do Curumim, Sueli Valongueiro, a redação contribui para que as meninas busquem aprimorar a escrita e a elaboração de uma dissertação. "A redação também é um instrumento de incentivo ao estudo e pesquisa sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos", disse.


Serviço

Seminário Métodos Contraceptivos e Prevenção das DST's em Tempos da Epidemia da Zika

Endereço:  Loteamento Coração de Jesus, Rodovia PE-32, Centro de Goiana (Auditório da ETE)

Data: Sexta-feira, 18/11

Horário: 8h às 12h

Valor: Gratuito

Mais Lidas