Após viagem

Estudante morre com suspeita de H1N1 em Petrolina, no Sertão de PE

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/11/2016 às 11:52

Hospital e Prefeitura de Petrolina seguem protocolo do Ministério da Saúde
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Um estudante universitário morreu nessa quarta-feira (16) com suspeita de H1N1 (gripe suína) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Lucas dos Santos Souza, 26 anos, deu entrada em um hospital particular da cidade pela manhã, sentindo apenas febre.

De acordo com o hospital, o quadro do paciente agravou ao longo do dia, com falta de ar. Ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso. A morte foi constatada no fim da tarde.

A unidade de saúde destaca que o estudante faleceu em decorrência de complicações de um quadro viral, e que a notificação de caso suspeito de H1N1 foi feita conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, também pode tratar-se de outro vírus.

O estudante foi internado pouco tempo depois de voltar de uma viagem a Belo Horizonte (MG). Em nota, a Prefeitura de Petrolina afirmou que o caso está em investigação pela Vigilância Epidemiológica municipal. Foram coletados secreção naso e orofaríngea, sangue e soro para investigar outros agentes etiológicos. A prefeitura lembrou ainda que não existe relato de epidemia ou surto de Influenza por H1N1 em Minas Gerais.

"As pessoas que tiveram contato estão sendo acionadas juntamente com a Faculdade para que sejam avaliadas as necessidades de coleta dos contactantes com sintomatologia ou monitoramento e tratamento, conforme a necessidade", diz o texto.

Viagem a Minas Gerais

O aluno do curso de Gestão da Tecnologia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) faleceu após voltar de uma viagem a Belo Horizonte (MG), onde participou com outros 40 estudantes da instituição de ensino de um evento na área de tecnologia.

De acordo com a assessoria de imprensa da faculdade, o estudante saiu de Petrolina no dia 7 de novembro e retornou na última segunda-feira (14). Em nota, a faculdade lamentou a morte do aluno, que cursava o quarto período, e informou que as aulas desta quinta (17) estão suspensas.

O Instituto Federal do Sertão (IFSertão) também lamentou o falecimento de Lucas, que era ex-aluno e servidor do câmpus Petrolina. A instituição decretou luto oficial de três dias.

O velório do estudante está sendo realizado na 1ª Igreja Batista de Sobradinho, na Bahia. O enterro será às 16h no cemitério da cidade.