Fogo

Incêndio em vegetação já dura cinco dias em Taquaritinga do Norte

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/12/2016 às 8:52
NOTÍCIA
Leitura:

Áreas atingidas são de difícil acesso, íngremes e de vegetação fechada, de acordo com o Corpo de Bombeiros
Foto: divulgação/Prefeitura de Taquaritinga do Norte
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a última quarta-feira (30) uma área de vegetação de cerca de quatro hectares na serra da Taquara e próximo à Rampa do Pepê em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo ainda não foi controlado, na manhã desta segunda-feira (5).

De acordo com os bombeiros, as áreas atingidas são de difícil acesso, íngremes e de vegetação fechada. Por causa disto, a estratégia de combate está sendo isolar os focos. As chamas que estavam nas proximidades das residências já foram debeladas. As serras ficam por trás da cidade, a cerca de cinco quilômetros. 

Segundo relatos de moradores, a fumaça pode ser vista desde o acesso à cidade, para quem chega de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Além do Corpo de Bombeiros, cerca de 50 pessoas, entre voluntários e funcionários da prefeitura, auxiliam no combate.

Nesse domingo (4), as equipes começaram o combate pela manhã e suspenderam com a chegada da noite. O poder público municipal disponibilizou um caminhão-pipa, que foi abastecido duas vezes, e uma retroescavadeira para auxiliar no combate.

Nuvem de fumaça tomou conta da área
Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros
Em nota divulgada no site do órgão, a Prefeitura de Taquaritinga informa que "intensificou os pleitos junto às autoridades competentes", colocando à disposição do Corpo de Bombeiros homens, máquinas e carros-pipa.

A fotógrafa Isabelle Soares é uma das que participa do combate como voluntária. "Estamos trabalhando junto com a equipe dos bombeiros, donos de caminhões-pipa também estão ajudando. A gente pega as mangueiras, conecta uma com a outra e vai adentrando na mata até chegar mais perto do fogo. A prefeitura disponibilizou máquinas retroescavadeiras que vão abrindo o caminho", descreve.

Saiba como ajudar

Interessados em ajudar no combate podem fazer o cadastramento no coreto central, em Taquaritinga. A recomendação é que as pessoas vão de bota ou tênis, calça comprida, blusa de manga longa, chapéu, máscara e protetor solar. As pessoas também podem ajudar levando baldes, enxadas e facões, além de alimentos, galões de água, entre outros mantimentos.

Mais Lidas