Reivindicações

Estudantes protestam contra a PEC do Teto na BR-104, em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/12/2016 às 16:14

Manifestação é no quilômetro 59 da BR-104, próximo à entrada do câmpus da UFPE em Caruaru
Foto: divulgação/PRF
Estudantes do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, no Agreste, realizam um protesto na tarde desta quarta-feira (7) na BR-104. Os alunos são contra a PEC-55, conhecida como PEC do Teto dos Gastos, que limita os gastos do governo federal. 

Manifestação é no sentido Santa Cruz do Capibaribe/Caruaru
Foto: Estéfane Hermano/TV Jornal Caruaru
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação é no quilômetro 59 da rodovia, próximo à entrada da universidade, no sentido Santa Cruz do Capibaribe/Caruaru. Pneus foram queimados na pista e equipes da PRF e Corpo de Bombeiros foram ao local. 

De acordo com o aluno do curso de Comunicação Social Marcelo Diniz, o protesto também é para reivindicar pautas locais, como iluminação, segurança, auxílio psicológico para os alunos, permanência do comércio informal de alimentos no entorno da universidade, entre outros pontos.

"A última resposta da universidade não foi satisfatória. Tivemos uma reunião na semana passada e vamos nos reunir novamente na próxima sexta-feira", afirma Diniz. Os alunos querem ainda chamar a atenção da população sobre a pauta, para que as pessoas conheçam os problemas.

Ocupação

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) já está ocupado há 38 dias. Para os estudantes, a ocupação não tem prazo para acabar. Além de ser contra a PEC, os alunos pedem melhorias na universidade, como iluminação, segurança, entre outros. Veja na reportagem do TV Jornal Manhã, da TV Jornal no interior: