Projeto de lei

Câmara de Garanhuns aprova aumento de 38% nos salários de secretários

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/12/2016 às 11:45

Salários de secretários e servidores comissionados serão reajustados em Garanhuns, no Agreste
Foto: divulgação/PE de A a Z
A Câmara Municipal de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, aprovou nessa quinta-feira (8), um aumento para o salário dos secretários municipais e servidores comissionados. Foram nove votos a favor, dois contra e uma abstenção. O projeto prevê que o salário dos 17 secretários passe de R$ 9 mil para R$ 12,4 mil (corresponde a um acréscimo de 38%), a partir de janeiro de 2017.

Em nota, a Prefeitura de Garanhuns afirmou que os salários dos comissionados estão desde 2007 sem reajuste. Já em relação aos secretários, será uma correção não cumulativa, referente aos últimos quatro anos. Ainda de acordo com a prefeitura, todos os demais servidores efetivos, bem como os professores, têm seus salários reajustados a cada ano, "o que ocorre de forma cumulativa ao longo dos anos".

O governo municipal disse ainda que o Projeto de Lei nº 054/2016 também reduz cargos. Na atual estrutura, há 206 cargos comissionados, 193 deles preenchidos. No novo projeto, o número de vagas é reduzido para 198. Atualmente são 20 secretarias mas, a partir do ano que vem, o número passa para 17. 

A prefeitura informa que será criada a Secretaria de Infraestrutura. Quatro pastas serão absorvidas por outras já existentes: a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (absorve Pessoa com Deficiência), a de Agricultura (une-se à de Meio Ambiente e muda o nome para Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), a de Cultura (integra-se à de Turismo e muda o nome para Secretaria de Turismo e Cultura). Já a Ouvidoria une-se à pasta "Governo", que terá o nome alterado para Governo, Articulação Política e Ouvidoria.

A nota finaliza dizendo que os servidores que ocupam funções comissionadas trabalham "bem além das horas determinadas" e que o governo municipal preza pela qualidade do serviço prestado à população, bem como busca valorizar o servidor que ajuda a prestar o serviço. Confira:

"A Prefeitura de Garanhuns vem honrando com o pagamento dos seus servidores rigorosamente em dia, mesmo em tempos de crise. Crise essa que também cria desoneração de salários, principalmente de quem não tem reajustes anuais. E entende que todos que contribuem para o desenvolvimento do município com o préstimo dos seus serviços devem receber correções salariais. Pela natureza do cargo, os servidores que ocupam funções comissionadas trabalham bem além das horas determinadas, alguns trabalhando inclusive, em feriados, e fins de semana, dependendo da sua atribuição. O Governo Municipal de Garanhuns preza pela qualidade do serviço prestado à população, bem como busca valorizar o servidor que ajuda a prestar este serviço".