Meio ambiente

Incêndio atinge área próxima à Serra do Rodeadouro, em Bonito

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/12/2016 às 16:13

Fogo começou na tarde de domingo em Bonito, no Agreste de Pernambuco
Foto: cortesia/Pablo Farias
Um incêndio atinge desde a tarde desse domingo (11) uma área de vegetação próxima à Serra do Rodeadouro, em Bonito, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o empresário da rede hoteleira de Bonito Pablo Farias, o incêndio está a 200 metros da serra, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. É lá que fica a Pedra do Rodeadouro. Segundo ele, a queimada foi criminosa e já atinge cerca de 110 hectares.

Ainda de acordo com Farias, os governos municipal e estadual não tomaram atitudes para proteger a área, mesmo após duas audiências públicas em defesa do meio ambiente realizadas antes do incêndio. Para ele, faltam ações de conscientização para a população. "Bonito hoje é o pulmão do Agreste Central e Setentrional. É a cidade do ecoturismo, onde tem matas, nascentes, tudo isso é muito absurdo", lamenta.

A reportagem do NE10 Interior entrou em contato com a parte do Corpo de Bombeiros que atende Bonito, que afirmou que está sem viatura para enviar ao local. O grupamento de Caruaru também disse que não recebeu ordem para enviar viatura.

A assessoria de imprensa da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou que Bonito é um dos municípios que tem autonomia para questões de meio ambiente. O setor responsável, ligado à prefeitura, não atendeu às ligações.

Veja imagens do local, feitas de um helicóptero utilizado para turismo:

Taquaritinga do Norte

No início do mês, um incêndio atingiu durante quase uma semana uma área de vegetação em Taquaritinga do Norte, também no Agreste de Pernambuco. A área era de difícil acesso, o que dificultou o combate. Além do Corpo de Bombeiros, foi necessária a ajuda de voluntários e da prefeitura do município.