Queimada

Incêndio em área verde de Bonito é controlado após mais de 24 horas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/12/2016 às 11:33

Incêndio atingiu cerca de 150 hectares de área verde na Serra do Rodeadouro, em Bonito
Foto: Pablo Farias/cortesia
Depois de mais de 24 horas, foi controlada, na manhã desta terça-feira (13), uma queimada que atingiu uma área de preservação ambiental na Serra do Rodeadouro, em Bonito, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Bonito, Eudna Fantoni, o fogo já foi controlado e havia pequenos focos nesta manhã.

O incêndio começou por volta das 16h20 do último domingo (11) e encerrou às 9h30 desta terça. A queimada atingiu cerca de 150 hectares de uma área de preservação ambiental na Serra do Rodeadouro. 

De acordo com o empresário do ramo hoteleiro Pablo Farias, o local atingido é um dos principais atrativos turísticos do município. "Nunca se teve nenhuma posição, nenhuma punição ou prevenção por parte do poder público de Bonito", lamenta.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Bonito, é comum este tipo de fogo nesta época do ano. O Corpo de Bombeiros orienta que a maioria dos incêndios em vegetação podem ser evitados, pois são decorrentes de hábitos como queimar lixo, limpar terreno, espantar insetos com a fumaça, entre outros.

Antes e depois

Veja imagens do antes e depois do incêndio na Serra do Rodeadouro, feitas de helicóptero e fornecidas pelo empresário Pablo Farias: