Compesa

Doze propriedades são notificadas por furto de água em Lagoa do Ouro

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/12/2016 às 8:42

Fiscalização foi realizada pela Compesa, Polícia Militar, Apac e Ministério Público do Estado
Foto: divulgação/Compesa
Doze propriedades foram notificadas nessa quarta-feira (21) no município de Lagoa do Ouro, no Agreste de Pernambuco, após uma fiscalização conjunta da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), do Ministério Público do Estado (MPE) e da Polícia Militar. Os proprietários são suspeitos de furto de água.

A operação percorreu um trecho de 20 quilômetros ao longo do Riacho da Palha, único manancial que capta água para a barragem que atende a população de Lagoa do Ouro, em torno de 6 mil pessoas. De acordo com a Compesa, as propriedades estavam retirando água do riacho sem autorização, por meio de pequenas barragens, para ser utilizada na irrigação de plantações de batata doce. Duas bombas foram recolhidas no local.

Água estava sendo utilizada para irrigar plantação de batata doce
Foto: divulgação/Compesa
A retirada irregular de água ao longo do riacho estava prejudicando ainda mais a área, de acordo com a Compesa. A estiagem fez com que o nível da Barragem do Riacho da Palha reduzisse para 3% da capacidade total, que é de 25 mil metros cúbicos. 

Alteração no abastecimento

A queda no nível da barragem fez com que a Compesa precisasse adotar o calendário de abastecimento em Lagoa do Ouro, nesta semana. Antes, o município recebia água todos os dias. Agora, entra para o rodízio de um dia com água e 12 dias sem. A cidade conta com 2,2 mil ligações e foi dividida em três setores. Eles são atendidos com uma vazão de 9,3 mil litros por segundo. 

De acordo com a Compesa, é necessário dar um intervalo de oito dias para voltar a retirar água da barragem. Ainda segundo a companhia, os imóveis que ficam nas áreas mais críticas da rede receberão reforço com carros-pipa ao final de cada ciclo do calendário.