Turismo

Teleférico de Triunfo é reaberto após passar sete meses interditado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/12/2016 às 10:45

Teleférico de Triunfo, no Sertão, recebe cerca de 3 mil pessoas por mês
Foto: Acervo/Alexandre Severo/JC Imagem
O teleférico de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, será reaberto neste sábado (24), véspera de Natal, após passar sete meses fechado. O equipamento foi interditado em maio deste ano após um funcionário do Centro de Turismo e Lazer do Sesc, que administra o equipamento, cair e morrer.

O funcionário de 33 anos caiu do teleférico durante a manutenção do equipamento, no dia 17 de maio deste ano. Ele chegou a ser levado para uma unidade de saúde de Serra Talhada, mas não resistiu e faleceu dois dias depois. As cinco torres do local têm uma altura que varia entre oito e 16 metros.

O espaço foi interditado logo após o acidente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o auditor fiscal do Ministério do Trabalho Francisco Reginaldo, uma vistoria foi realizada nas últimas terça (20) e quarta-feira (21) para liberação do teleférico. "Verificamos que o Sesc fez adequações necessárias, capacitou os funcionários, eles foram submetidos a avaliações clínicas para quem trabalha com altura, foram instalados sistemas de ancoragem e guarda-corpo", afirma.

Ainda de acordo com Francisco Reginaldo, a investigação do MTE concluiu que o acidente e a morte aconteceram porque o empregador não observou o protocolo de segurança. De acordo com ele, o Sesc sofreu cerca de 20 autuações e multas, com base na desobediência às regras de segurança do trabalho. "Agora os empregados vão trabalhar com o mínimo de segurança", pontua.

Em nota, o Sesc informou que o acidente ocorrido em maio no local foi "um ato inseguro da vítima". Ainda segundo a administração, durante o tempo em que o teleférico passou fechado, o Sesc realizou um reforço na segurança, com a colocação de uma cabine específica para o funcionário e outros itens ligados ao equipamento, além de capacitações da equipe.

Atração turística

O teleférico de Triunfo é uma das principais atrações turísticas da região. Cerca de 3 mil pessoas utilizam o equipamento por mês. O teleférico funciona das 14h às 17h às terças-ferias; das 9h às 12h e das 13h30 às 17h nas quartas, quintas, sextas, sábados e domingos; e passa por manutenção às segundas (dia todo) e terças (manhã).