Saúde

Hospital faz mutirão para crianças com microcefalia em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/01/2017 às 11:29

Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, fez mutirões para crianças com microcefalia ao longo de 2016
Foto: divulgação/HMV
O Hospital Mestre Vitalino (HMV) realiza nesta quarta-feira (4), a partir das 8h, um mutirão de atendimento para crianças diagnosticadas com microcefalia em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação é uma parceria entre a unidade de saúde e a Asces-Unita.

Cerca de 70 crianças, que são reguladas pela Gerência Regional de Saúde, receberão atendimento de ortopedia e gastropediatria. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros.

Diagnóstico

O HMV já realizou outros mutirões direcionados a crianças com a malformação. No primeiro mutirão, 42 bebês foram atendidos para exames de diagnóstico. Deles, três tiveram diagnóstico fechado para microcefalia. No segundo mutirão, 118 crianças foram atendidas, das quais 11 tiveram diagnóstico de microcefalia confirmado. As famílias que quiserem realizar os exames podem agendar atendimento por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado, que encaminha os bebês para a unidade.

A central oferta 25 vagas por semana, às terças-feiras. No hospital, os bebês passam por avaliação especializada com neuropediatra e fazem tomografia computadorizada e exames que complementam o diagnóstico. Até agora, 520 crianças foram atendidas e 64 delas tiveram a microcefalia confirmada (incluindo os atendimentos de mutirões).