A correia dentada é um dos componentes mais importantes do motor do carro, já que está diretamente ligada ao sistema de distribuição motora. O sistema é responsável por fazer com que o eixo de comando de válvulas gire solidário ao eixo do virabrequim, mantendo o motor sempre em sincronismo.
O eixo de comando de válvulas é responsável por comandar tanto a abertura das válvulas de admissão para que entre a mistura ar/combustível, quanto as de escapamento, permitindo a saída dos gases provenientes da queima do combustível no interior do motor.
Já o eixo do vibrabrequim tem como função captar a forca gerada no motor no tempo de combustão, transformando movimentos alternativos em rotatórios e distribuindo essa mesma forca para o sistema de distribuição motora, bem como o sistema de transmissão.
A manutenção deste sistema deve ocorrer periodicamente, sempre obedecendo recomendações técnicas encontradas no manual do proprietário. Esta manutenção deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses (nem sempre será suscetível a troca). Outro ponto importante é levar em conta a especialização de quem irá efetuar as revisões periódicas ou mesmo a troca deste e outros componentes necessários.
Deste modo, evita-se que ocorra o rompimento da correia dentada, o que, além de prejudicar consideravelmente o funcionamento do veículo, acarretará prejuízos ao proprietário do veículo. O motivo é a perda do sincronismo do motor, que é uma das consequências mais imediatas da quebra da correia dentada.
Os componentes internos, como os pistões, as válvulas, as bielas e o cabeçote também serão afetados pela quebra da correia dentada, já que devido à perda de sincronismo do motor, eles sofrerão um choque no funcionamento, alastrando o problema para todo motor.