Mecânica de carros

Saiba como verificar o nível do óleo do motor do carro

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/01/2017 às 16:14

Troca do motor deve ser feita de forma periódica
Foto: divulgação/EBP
Óleo deve estar entre as marcações de "máximo" e "mínimo"
Foto: divulgação/EBP
Antes de fazer uma viagem e periodicamente é necessário verificar o nível do óleo do motor do carro. Principalmente caso o condutor note sinais como manchas de óleo no piso da garagem ou até mesmo um excesso de fumaça pela tubulação de escapamento. 

O procedimento deve ser efetuado sempre pela manhã e em uma garagem de preferência plana. Desta forma, é possível ter uma visão correta sobre o nível do óleo. Ao retirar a vareta de óleo, será possível verificar as marcações de "mínimo" e "máximo". O nível deve estar entre as duas marcações.

O óleo não pode estar abaixo do nível mínimo porque isto pode causar uma falta de lubrificação no motor, diminuindo a vida útil do equipamento. O nível também não pode estar acima da marcação "máximo", pois pode acarretar em um aumento da pressão interna do motor, causando transtornos como vazamentos e até mesmo a passagem de óleo para as câmaras de combustão, fazendo o motor fumaçar.

Para que haja uma boa lubrificação, existem tipos de óleo específicos para cada motor. O motorista precisa consultar o manual do veículo para identificar o produto correto para cada troca.

Confira as dicas da EBP sobre o assunto: