Saúde

Dia de combate à hanseníase tem programação em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/01/2017 às 9:17

Dia "D" de combate à hanseníase é lembrado nesta quinta-feira (26) em todo o mundo
Foto: arquivo/Agência Brasil
O dia "D" de combate à hanseníase é lembrado nesta quinta-feira (26) em todo o mundo. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estão sendo realizadas palestras nas unidades de saúde da família para fazer um alerta à população sobre a prevenção e o combate à doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 33 casos de hanseníase foram confirmados no município em 2016. Destes, 93% receberam alta por cura. O diagnóstico precoce é importante para tornar a recuperação mais rápida. O tratamento é realizado com o uso de dois ou três medicamentos específicos (poliquimioterapia).

Ainda segundo a pasta, a população tem acesso ao diagnóstico prévio da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O tratamento e acompanhamento do paciente diagnosticado acontecem no Centro de Saúde Amélia de Pontes. A unidade de saúde conta com dois médicos infectologistas e atende os 32 municípios da 4ª Geres.

Sintomas da hanseníase

Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, diminuição da força muscular são alguns dos sintomas da hanseníase. As pessoas que identificarem algum dos sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.