Abastecimento

Surubim, Bom Jardim, Orobó e João Alfredo têm calendário ampliado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/01/2017 às 11:26

Surubim, Bom Jardim, Orobó e João Alfredo terão calendário de abastecimento ampliado
Foto: divulgação/Compesa
Os municípios de Surubim, Bom Jardim, Orobó e João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, terão o calendário de abastecimento ampliado a partir desta segunda-feira (30). Com isto, será diminuída a retirada de água da Barragem de Pedra Fina, que fornece água para o Sistema Palmeirinha. Segundo a companhia, a barragem está com 27% do volume de sua capacidade total, de 6,2 milhões de metros cúbicos.

Em Surubim e Orobó, o novo rodízio será de dois dias com água e 24 dias sem. Em João Alfredo, o regime será de quatro dias com água e 24 dias sem. Já em Bom Jardim, o calendário será de quatro dias com água e 16 dias sem. As áreas de periferia e as partes mais altas dos municípios serão abastecidas com carros-pipa, de forma complementar.

Obra emergencial

Uma obra emergencial que já está em andamento deve melhorar o abastecimento no Agreste Setentrional. A Adutora do Sirigi vai levar água de Vicência, na Zona da Mata Norte, para os municípios do Agreste.

De acordo com a Compesa, em novembro do ano passado o Ministério da Integração Nacional iniciou a construção de uma adutora em aço (500 mm de diâmetro), com 37 quilômetros de extensão, que vai interligar o Sistema Produtor do Siriji ao Sistema Integrado Palmeirinha.

Ainda segundo a companhia, o empreendimento deve ser concluído até maio deste ano. A integração de bacias vai permitir levar uma vazão de 150 litros de água por segundo, da Barragem do Siriji (que tem capacidade total de 17 milhões de metros cúbicos), para o Sistema Palmeirinha. O investimento é de R$ 33 milhões.

O Sistema do Siriji começou a operar em 2014 e atende Vicência, Buenos Aires, Itaquitinga, Aliança, Condado, Machados, Macaparana e São Vicente Férrer, com uma vazão de 150 litros de água por segundo.