Ferramenta

Aplicativo do Samu ajuda a mapear ocorrências em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/02/2017 às 9:17

"Geoloc SAMU" será utilizado por técnicos e enfermeiros durante atendimento a ocorrências
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está utilizando um aplicativo de celular que reúne informações sobre as ocorrências, que irão auxiliar a mapear as áreas com maior número de incidentes do município. 

O "Geoloc SAMU" deve auxiliar órgãos como Destra, Polícia Militar e Polícia Federal, além do departamento de segurança pública da prefeitura. A ferramenta foi desenvolvida pelo analista de sistemas e diretor de TI da Secretaria de Saúde, como trabalho de conclusão de curso. 

Informações auxiliarão órgãos a desenvolver ações de prevenções
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru
Ao ser acionado para o socorro, o técnico em enfermagem ou o enfermeiro entra no aplicativo e inicia a contagem de tempo de locomoção da unidade móvel até o local da ocorrência. Após chegar ao destino, o técnico aciona o mapa que indica e grava o local exato do acolhimento. Em seguida, são preenchidos os dados que auxiliarão os gestores a criarem os métodos de prevenção nas localidades de maior incidência de chamados ao Samu.

De acordo com Secretaria de Saúde, atualmente mais de 80% dos acidentes no País são com motociclistas. O número causa um alto impacto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que gasta milhões de reais na recuperação dos acidentados.