Precipitação

Apac registra primeira chuva do ano em Caruaru, no Agreste de PE

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/02/2017 às 16:01

Chuvas são de intensidade fraca, de acordo com a Apac
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
Em tempos de seca, qualquer precipitação é motivo de comemoração no Agreste de Pernambuco. Nesta sexta-feira (10), os moradores de Caruaru foram contemplados pelas chuvas no período da tarde. 

De acordo com o meteorologista Fabiano Prestrelo, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), esta é a primeira chuva do ano registrada pela agência na cidade. A última havia sido no dia 22 de dezembro do ano passado. Segundo Prestrelo, o registro depende do local em que a chuva ocorre, pois se não chover na área do pluviômetro, a chuva não é registrada.

Apesar de animar os moradores, a intensidade da chuva não é forte. Das 15h até as 16h, havia chovido cerca de 4 mm na cidade, de acordo com dados da Apac. Além de Caruaru, houve registro de chuvas em Bezerros, Lajedo, Brejão e Cachoeirinha, também no Agreste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 16h havia chovido 7,8 mm em Caruaru. Segundo o registro do instituto, em janeiro choveu apenas 1 mm, valor insignificante.

Previsão

A previsão é de a chuva dissipe durante a noite, conforme informou a Apac. O fim de semana também pode registrar chuvas, do meio da tarde para o início da noite, também de forma isolada e de intensidade fraca.

Ainda segundo Fabiano Prestrelo, o período chuvoso oficial do Agreste começa em março. "Veio uma nebulosidade do oceano que provocou chuvas fracas e isoladas na Região Metropolitana e Zona da Mata. Esta nebulosidade entrou pelo continente até chegar à área do Agreste. Geralmente ela não tem força suficiente para fazer essa travessia", explica o meteologista.