Abastecimento

Começam testes na Adutora do Pirangi, que levará água para o Agreste

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 13/02/2017 às 11:09

Fase de testes vai durar o tempo necessário para realizar os ajustes e correções na Adutora do Pirangi
Foto: divulgação
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou, durante o fim de semana, os testes do sistema adutor do Pirangi, no município de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Pela primeira vez, a água passou pelo canal de captação do Rio Pirangi, na estação elevatória de água bruta I.

Os testes iniciados já produzem o escoamento de água, por mais de seis quilômetros, em direção ao reservatório do Prata, único a abastecer Caruaru, e que está com menos de 25% da capacidade de armazenamento.

A fase de testes vai durar o tempo necessário para realizar os ajustes e correções na Adutora do Pirangi, como a identificação de vazamentos e outros problemas, até que o sistema passe a operar plenamente.

O sistema beneficiará 800 mil pessoas nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas. Foram investidos R$ 60 milhões no empreendimento, por meio de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Compesa com o banco Mundial.