Delegação

Cônsul americano visita feira, associação e universidade em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/02/2017 às 10:18

Consulado dos Estados Unidos no Recife funciona há 202 anos
Foto: divulgação
Uma delegação de diplomatas do consulado geral dos Estados Unidos no Recife realiza visita nesta segunda-feira (13) a Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Entre os locais que serão visitados estão a Feira da Sulanca, uma empresa de confecções, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), entre outros.

O cônsul geral, Richard Reiter, o vice-cônsul, Christian Olsen, a cônsul Paloma Hernandez e a assistente para assuntos políticos e econômicos do consulado, Joana Cavalcanti, integram a delegação. 

A visita à feira é realizada pela manhã e conta ainda com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Na Acic, às 16h, o tema discutido será a "Propriedade intelectual no setor têxtil" e a intenção da visita é estreitar laços e abrir possibilidades para futuras parcerias.

Na Asces-Unita, um evento gratuito com a presença dos estrangeiros promovido pelo curso de Relações Internacionais será realizado, das 19h às 22h. Serão tratados temas como processos para aquisição do visto norte-americano pelos brasileiros, a carreira diplomática e perspectivas de cooperação na Era Trump.

Consulado

O Consulado dos Estados Unidos no Recife funciona há 202 anos e representação diplomática mais antiga dos EUA nas Américas. O país tem mantido relações diplomáticas com a região Nordeste do Brasil por mais tempo que quase qualquer outro lugar do mundo. Desde a chegada do primeiro cônsul, Samuel Voorhees, o consulado atua em diversas áreas nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.